Após eliminação dura na Copa do Brasil no meio de semana, o Atlético-MG passou perto de vencer a primeira partida na segunda passagem de Jorge Sampaoli neste domingo (14), mas foi surpreendido na reta final e levou empate do Santos, que buscou o 1 a 1 com um jogador a menos e conseguiu segurar o resultado nos longos acréscimos do segundo tempo.
Igor Gomes abriu o placar para o Atlético, que viu o Santos empatar aos 40 minutos do segundo tempo com Tiquinho Soares, de pênalti.
Neymar deu sustos nos torcedores do Peixe no início de partida, após torção de tornozelo e choque com Gustavo Scarpa, em lance que o Santos pediu pênalti.
O craque ajudou a equipe paulista a fazer um bom primeiro tempo, mas teve participação discreta na etapa final e saiu com 35 minutos do segundo tempo, sendo muito vaiado pela torcida atleticana. Pouco depois, o Santos teve pênalti a seu favor, que foi muito bem batido e convertido por Tiquinho.
A partida foi emocionante até o fim, com os mais de 16 minutos de acréscimos na etapa final.
O principal motivo do longo tempo adicionado foi o susto de Gabriel Brazão, goleiro do Santos, que levou joelhada no rosto, ficou com um galo e até voltou a jogar, mas precisou ser substituído e levado de ambulância ao hospital. Entrou Diógenes no gol santista, conseguindo segurar o 1 a 1.
Com o empate na Arena MRV, o Galo subiu para o 13º lugar, com 25 pontos. O Santos também subiu, passando a ser o 15º, com 23 pontos.
Como foi o jogo:
A grande estrela do jogo, Neymar, começou dando susto nos torcedores do Peixe, após torcer o tornozelo caindo sozinho com menos de um minuto.
Atendido fora de campo, o camisa 10 santista voltou, mas de novo sentiu aos cinco minutos, após choque com Gustavo Scarpa dentro da área atleticana. Seria pênalti para o Peixe, mas a arbitragem não sinalizou a falta na jogada.
De volta após duas quedas no começo de partida, Neymar ajudou a fazer o Santos atuar melhor na primeira etapa, mas o time não conseguiu abrir o placar, apesar do maior volume.
O Galo começou a reagir na reta final do primeiro tempo, mas pouco incomodou o gol de Gabriel Brazão.
Na etapa final, o cenário mudou a partir da expulsão de Zé Ivaldo, zagueiro do Santos e ex-Cruzeiro. Depois de amarelo no primeiro tempo, ele fez nova falta em Hulk aos 9 da etapa final e acabou expulso depois de receber o segundo amarelo.
Cinco minutos depois, o Atlético aproveitou o 11 x 10 em campo e saiu na frente, com gol de Igor Gomes.
Aos 14 minutos, Gustavo Scarpa deu belo lançamento e o meia Igor Gomes ganhou na corrida e bateu na saída de Brazão, por baixo do goleiro santista.
Gabriel Brazão foi atendido dentro de campo após levar joelhada no rosto e saiu de ambulância. Segundo apurou a reportagem, ele está consciente e bem, sendo apenas observado no hospital.
A vitória alvinegra parecia bem encaminhada até que, aos 40 minutos do segundo tempo, menos de cinco minutos depois da substituição de Neymar, o Peixe teve pênalti a seu favor.
Na bola, Tiquinho Soares bateu firme e deixou tudo igual: 1 a 1!
40 minutos do segundo tempo, então o Santos só teria que segurar por cinco minutos, certo? Não… Por causa dos longos atendimentos a Brazão, a partida recebeu 16 minutos de acréscimos.
Com um a mais e em busca do resultado, o Galo se lançou ao ataque, pressionando o Santos. Virou um verdadeiro ataque contra defesa até o fim da partida, mas o time treinado por Juan Pablo Vojvoda conseguiu segurar o empate fora de casa.
Classificação do Brasileirão:
-
Atlético-MG: 13º colocado, com 25 pontos
-
Santos: 15º colocado, com 23 pontos