Em meio à lesão no joelho esquerdo durante esta reta final do Brasileirão, Neymar pode até mesmo jogar no “sacrifício” para ajudar o Santos na luta contra o rebaixamento. A ESPN apurou que o camisa 10 participou do treino nesta quarta-feira (26) e tem chances de ser relacionado contra o Sport, em duelo na Vila Belmiro na sexta (28).
Contrariando a recomendação médica, Neymar pediu ao Santos para participar da atividade no CT Rei Pelé e a concluiu por completo. A reportagem apurou que o joelho do astro continua um pouco inchado, mas o camisa 10 fará de tudo para estar à disposição para o próximo jogo.
Esta não seria a primeira vez que Neymar faria um “sacrifício” para estar em campo. No empate por 1 a 1 com o Mirassol, também na Vila, o jogador sentiu o joelho ainda no primeiro tempo, avisou da dor, mas pediu para permanecer em campo – o que de fato aconteceu.
A ESPN ainda apurou que, no departamento médico do Santos, Neymar segue sendo vetado de atuar na sexta, uma vez que há o entendimento de que seria muito arriscado. A ideia seria Neymar seguir tratando para retornar nos últimos dois jogos do Peixe no Brasileiro, contra Juventude e Cruzeiro. O camisa, porém, quer jogar.
Presidente do Santos admite chance de Neymar contra o Sport
Nesta quarta, no Summit CBF Academy, o presidente do Alvinegro Praiano, Marcelo Teixeira, confirmou que Neymar participou da atividade desta sexta e não descartou a presença do craque em campo na Vila. Mas foi categórico ao afirmar que o camisa 10 não jogará “no sacrifício”.
“Houve a reapresentação agora à tarde, foi importante termos prudência e cautela ontem porque o exame demonstrou que ele tem uma questão no joelho. Mas, hoje, conversando com o departamento médico, com o treinador, ele já foi a campo, treinou normalmente, com bola, junto com o grupo. Ao final do treino se sentiu bem, ainda não tem dores, isso é muito positivo. O departamento médico continua acompanhando, avaliando a questão clínica dele, mas a expectativa é contar com ele para o jogo de sexta-feira”, disse.
“(Neymar) vai fazer uma nova avaliação amanhã, quando retornar para o novo treinamento. Ele está à disposição do treinador no que se refere aos treinamentos, e o departamento médico acompanhando toda essa evolução técnica dele”, prosseguiu.
“Se houvesse algo mais grave, nem tampouco nós permitiríamos, nem o departamento médico, nem passando pela diretoria, que houvesse um sacrifício, algo que ele pudesse estar em campo. Se houvesse alguma necessidade de alguma intervenção, seria feita imediatamente, não é porque o Santos precisa de um resultado e quer ter o Neymar, que nós vamos fazer nada que seja anormal ou irregular, ou até prejudicar a continuidade. Se tiver que fazer algo, o departamento médico está acompanhando e vai determinar que seja feito algo imediatamente. Não é o caso, a orientação que me foi passada é que ele treinou normalmente e não está sentindo nada de uma forma diferente.”
“É expectativa e esperança. Não sou médico e nem acompanho as decisões que devem ser exclusivas do departamento de saúde. Como eu disse, hoje ele treinou, treinou bem, não sentiu nada, vamos avaliar de novo amanhã. Não é a diretoria que avalia, quem avalia isso são os profissionais do clube. Há a possibilidade, a expectativa é essa, sem nenhum tipo de sacrifício, nada que venha prejudicar o jogador e tampouco o Santos. Queremos estar com jogadores preparados para uma batalha como essa.”
A ESPN ainda apurou que, segundo relatado por diferentes fontes, o problema no joelho de Neymar “não é grave”, mas demanda o procedimento cirúrgico, que é considerado simples, para a total recuperação. A opção de momento, contudo, é esperar o término do Brasileirão para a artroscopia.
Após permanecer em campo durante os 90 minutos contra o Mirassol, Neymar foi poupado do duelo contra o Internacional, no Beira-Rio. Neste momento, o Peixe abre a zona de rebaixamento da tabela, com 38 pontos, e recebe o lanterna e já rebaixado Sport na Vila para deixar o Z4.


