Wild God é o próximo disco de estúdio de Nick Cave com a banda Bad Seeds; álbum está programado para chegar ao streaming na próxima sexta, 30
Cantor e compositor responsável por hits como “O Children,” “Red Right Hand,” “Into My Arms” e “Where the Wild Roses Grow,” Nick Cave explicou o significado por trás do nome de Wild God, próximo disco de estúdio com a banda Bad Seeds.
Vale lembrar como, na tradução livre, o título do álbum ficaria algo como “Deus Selvagem.” Já a data de lançamento está marcada para o dia 30 de agosto de 2024 nas plataformas digitais. A tracklist conta com dez faixas e o disco foi coproduzido por Warren Ellis.
+++LEIA MAIS: Como luto pelos dois filhos fez Nick Cave se sentir ‘mais conectado’ com as pessoas
Em resposta a um fã, que realizou uma publicação no site de Cave, chamado The Red Hand Files, o artista de 66 anos falou sobre alguns detalhes do novo trabalho. Inclusive, este admirador chegou a escrever um poema intitulado “Wild God.”
“Estou ciente do seu poema, embora eu tenha encontrado meu ‘Wild God‘ inteiramente independente do seu ‘Wild God.’ Como um amigo sugeriu, talvez o mesmo ‘Wild God‘ estivesse apenas ‘fazendo as rondas’ procurando por alguém novo para escrever sobre ele,” afirmou o músico.
+++LEIA MAIS: Nick Cave opina sobre ‘cultura woke’: ‘Falta de misericórdia e perdão’
“No final de novembro de 2023, Warren e eu estávamos no estúdio de Dave Fridmann, Tarbox Road, em Cassadaga, Nova York, que é basicamente uma cabana na floresta,” relembrou. “Na última tarde, estava chovendo muito e nós dois estávamos sentados na varanda observando a chuva transbordando das calhas e pingando através das árvores. Tínhamos terminado a mixagem, sentimos que tínhamos um disco excelente e estávamos muito satisfeitos conosco mesmos. Warren me perguntou como chamaríamos o disco.”
Eu tinha três ideias, que eram títulos de músicas do álbum, ‘Conversion‘, ‘Joy‘ e ‘Wild God.’ Nós discutimos os títulos e pensamos que ‘Conversion‘ era provavelmente muito abertamente religiosa e poderia assustar as pessoas; nós dois gostávamos de ‘Joy,’ mas eu estava preocupado que a palavra ‘Joy‘ pudesse ser interpretada como ‘Happy‘, o que parecia enganoso. Isso deixou ‘Wild God.’ Nós dois concordamos que esse era um título poderoso e misterioso para um álbum.
+++LEIA MAIS: Nick Cave relembra mortes de filhos e admite sentir culpa: ‘A única coisa que deve fazer é protegê-los’
Em seguida, Nick Cave revelou como pesquisou o termo “Wild God” no Google, com intuito de se certificar de que ninguém o usou previamente, mas descobriu um poema de mesmo nome – este que o fã mencionou.
“Warren e eu ficamos em silêncio. Sentamos na varanda na floresta e continuamos a observar a chuva derramar sobre as calhas e pingar através das árvores, pensando sobre o poema. ‘F***-se’, diz Warren, ‘sempre tem alguma coisa,'” disse.
Adoro a sensação de uma humanidade ordenada à mercê desta força antiga, caótica e pagã – de ‘carriças cantando velhas canções na boca da nossa chaleira.’
+++LEIA MAIS: Nick Cave reflete sobre fazer pazes com artistas que o ‘decepcionaram’
“Lê-lo é um prazer particular porque dá peso ao meu próprio ‘Wild God,’ despejando significado nele e aprofundando-o e intensificando-o, e acho que ler seu poema em voz alta e ouvir minha música, ao mesmo tempo, é uma experiência poderosa,” continuou. “Vejo que você escreveu seu poema há cerca de dez anos – claramente, estamos viajando pela mesma estrada, você está apenas um pouco mais adiante do que eu!”
Segure sua lanterna bem alto, Tom Hirons. Precisamos dela. E obrigado por entrar em contato tão graciosamente. Desejo a você o melhor em tudo e encorajo todos que estão lendo esta carta a conferir seu poema extraordinário.