O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou neste domingo, 20, que o Brasil não vive uma democracia. Em vídeo divulgado em suas redes sociais, Nikolas responsabilizou o ministro Alexandre de Moraes por, segundo ele, “desbalancear” o funcionamento do Poder no país.
Ao abordar a investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, o parlamentar ironizou as acusações ao ex-presidente, ao sugerir que Jair Bolsonaro estaria sendo acusado de “tentar dar um golpe dos Estados Unidos em EAD”, já que se encontrava fora do Brasil durante os atos de 8 de janeiro de 2023.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O deputado classificou como desproporcionais as medidas cautelares impostas por Moraes na última sexta-feira, 18, comparando as restrições a crimes graves. “Alguém que roubou o INSS, que foram bilhões, está usando tornozeleira eletrônica?”, questionou o parlamentar. “Você já viu algum traficante, estuprador, alguém aí que roubou bilhões nas estatais ficando impossibilitado de conversar com seu próprio filho?”
O Brasil precisa que você entenda isso. pic.twitter.com/PSeniI92Rw
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 21, 2025
Críticas de Nikolas Ferreira ao governo Lula
Nikolas ainda associou a decisão do STF ao apoio do presidente norte-americano, Donald Trump, ao mencionar que a medida foi tomada um dia depois de Trump enviar uma carta em solidariedade a Bolsonaro. Ele também criticou a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas discussões comerciais com os Estados Unidos.
“O Brasil está dando um exemplo de como não ser diplomático, porque não sei se você sabe, mas os EUA não são uma economia que você pode falar: ‘Ah, quer saber? Não quero ver você’”, disse o deputado. “Antes da campanha, o Lula falava que com uma cerveja e uma conversa de bar resolveria uma guerra, e agora não está conseguindo resolver uma questão de tarifa.”
Questionamento sobre equilíbrio de Poderes
Ao relembrar o episódio do IOF, Nikolas reforçou a crítica a Moraes, ao alegar que o ministro teria ultrapassado seus poderes ao manter o decreto que elevou as alíquotas do imposto. O parlamentar declarou que “em uma democracia normal”, o Senado seria capaz de exercer “pesos e contrapesos” sobre o Supremo, evitando que a Corte assumisse posturas políticas.
O post Nikolas Ferreira: ‘Não estamos em uma democracia’ apareceu primeiro em Revista Oeste.