Em um jogo movimentado no Couto Pereira na noite desta terça-feira (13), o Grêmio venceu o Fluminense por 2 a 1, de virada, e largou em vantagem nas oitavas-de-final da Libertadores da América. Após Lima abrir o placar para o time carioca, atual campeão do torneio, aos 12 minutos do 2º tempo, coube ao lateral-esquerdo Reinaldo virar a partida para o clube gaúcho graças a dois gols de bolas parada: de pênalti, aos 29 minutos e de falta, aos 31. Na semana que vem, um empate basta para os gaúchos irem às quartas-de-final.
O 1º tempo foi marcado pelo equilíbrio no Couto Pereira, mas sem grandes chances para os dois times. O Fluminense começou melhor e teve a grande chance com Jhon Arias, que finalizou na saída do goleiro Marchesín, mas viu Rodrigo Ely, quase em cima da linha, evitar o gol. O Grêmio, por sua vez, foi perigoso em arremates de Pavón e Dodi, que passaram rente às traves de Fábio. No fim, prevaleceu o 0 a 0 justo no placar.
No 2º tempo, o Grêmio começou em cima, mas quem abriu o placar foi o Fluminense. Aos 12, Ganso lançou na área e achou Lima que, de primeira, chutou no canto esquerdo de Marchesín. Mas o time gaúcho cresceu no jogo com as mudanças promovidas pelo técnico Renato Gaúcho e conseguiu uma virada relâmpago. Aos 29, Reinaldo cobrou um pênalti no ângulo direito de Fábio. Aos 31 minutos, em cobrança de falta, ele virou o jogo.
Com a vitória em Curitiba, o Grêmio leva ao Rio de Janeiro a vantagem de um empate para ir às quartas-de-final. O jogo de volta ocorre na terça-feira (20), às 19h, no Maracanã.