Com a chegada do inverno, criadores devem redobrar os cuidados com a alimentação e hidratação dos cavalos. Durante os dias mais frios, o consumo de água costuma diminuir, e o apetite também pode cair devido à menor qualidade das forragens — fatores que aumentam o risco de distúrbios digestivos, queda de desempenho e até cólicas.
Estudos apontam que a incidência de cólicas pode aumentar em até 30% no inverno, principalmente devido à redução da ingestão hídrica.
Para contornar esse cenário, especialistas em nutrição animal indicam o uso da ração úmida tipo mash, uma solução tradicional em países de clima frio que tem ganhado espaço no Brasil por seus benefícios à saúde digestiva e à hidratação dos equinos.
Leia também: Iboi: brinco com GPS leva precisão ao rastreamento de bovinos
O que é a ração mash e como ela ajuda no frio
A mash é uma mistura rica em cereais e fibras que, ao ser hidratada, adquire uma consistência pastosa e palatável. Essa textura favorece a retenção de líquidos no trato digestivo, estimula o apetite e auxilia na reposição hídrica — especialmente importante quando os animais consomem menos água e menos fibra úmida no frio.
Segundo a médica veterinária Natalia Schmidt, especialista em nutrição de equinos da Archer Daniels Midland Company (ADM), “a mash é uma estratégia alimentar muito eficaz para o inverno, oferecendo benefícios como hidratação, energia extra, digestibilidade e estímulo ao apetite, já que os animais costumam gostar mais de alimentos úmidos”.
O modo de preparo é simples:
- Misture 1 kg da mash com 1 litro de água;
- Aguarde cerca de 15 minutos antes de oferecer ao animal.
Esse tipo de ração é produzido no Brasil pela Royal Horse, marca de nutrição animal da ADM, empresa global especializada em soluções para nutrição animal e humana.
Estratégia indicada para potros, atletas e animais em recuperação
A mash pode ser oferecida a potros em crescimento, cavalos idosos, animais em repouso, em recuperação clínica ou que estejam retornando de viagens ou provas. Também é uma alternativa recomendada para cavalos com gastrite, que não devem consumir dietas com melaço.
Além de facilitar a digestão, a consistência úmida estimula o consumo e ajuda a manter os níveis de hidratação — fator essencial para evitar quadros de cólica no inverno.
Alimentação de inverno exige mais atenção à água e às fibras
Mesmo no frio, um cavalo adulto precisa consumir entre 40 e 45 litros de água por dia. Já a forragem mínima recomendada gira entre 7 e 10 kg por dia para um animal de 500 kg, podendo aumentar conforme a queda nas temperaturas. A avaliação regular da condição corporal e a oferta de alimentos com alta densidade nutricional também são práticas recomendadas para esse período.