Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Norte terá temporais; Sul se prepara para frio

A semana entre 14 e 21 de julho será marcada por extremos climáticos no Brasil. Segundo a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Norte do país deve registrar temporais em áreas de Roraima, noroeste do Amazonas e litoral norte do Pará, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm.

Previsão do tempo InmetPrevisão do tempo Inmet
Previsão de chuva acumulada de 14 a 21 de julho | Foto: Divulgação/ Inmet

Ao mesmo tempo, o Sul e parte do Sudeste enfrentarão queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geadas em regiões de maior altitude.

As instabilidades devem se concentrar especialmente na chamada “Cabeça do Cachorro”, no Amazonas, e em áreas costeiras de Roraima. Em contraste, não há previsão de chuva para Acre, Rondônia, sul do Amazonas e Tocantins, regiões que devem registrar baixa umidade do ar, com índices abaixo de 30% a partir do dia 18. O mesmo cenário de tempo seco e ar seco se estende ao interior do Nordeste, ao Centro-Oeste e ao Sudeste.

Massa de ar polar derruba temperaturas, mostra previsão do tempo

No Sul do país, uma massa de ar frio deve avançar ao longo da semana, derrubando as temperaturas principalmente entre os dias 19 e 20. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná podem registrar mínimas abaixo de 6°C, com geadas previstas nas áreas serranas.

Em municípios como Vacaria (RS) e Lages (SC), as mínimas já caíram para – 0,7°C e 2,1°C, respectivamente, nos últimos dias.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

As baixas temperaturas também devem atingir o centro-sul de Minas Gerais e São Paulo, onde os termômetros podem marcar menos de 10°C. Cidades do sudoeste da Bahia e sul do Tocantins também terão mínimas abaixo dos 12°C, como Correntina (BA), com 10,7°C, e Mateiros (TO), com 11,7°C.

Enquanto isso, as temperaturas máximas seguem elevadas no centro-sul da Região Norte, norte do Centro-Oeste e oeste do Nordeste. No sudeste do Amazonas, norte do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí, os termômetros devem passar dos 36°C, especialmente no dia 20. Já no leste do Nordeste, litoral do Sudeste e Centro-Oeste, as máximas não devem superar os 30°C.

Previsão do tempo InmetPrevisão do tempo Inmet
Previsão de temperatura máxima para o dia 20 de julho de 2025 às 15h | Foto: Divulgação/ Inmet

A previsão também indica pouca chuva nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Rio Grande do Sul deve receber até 30 mm em áreas do oeste e do litoral sul. Santa Catarina e Paraná devem registrar até 10 mm. No Sudeste, são esperados acumulados abaixo de 3 mm, limitados ao sul do Espírito Santo e à faixa litorânea do Rio de Janeiro.

Previsão do tempo InmetPrevisão do tempo Inmet
Previsão de temperatura mínima para o dia (a) 19 e (b) 20 de julho de 2025 às 6h | Foto: Divulgação/ Inmet

Compartilhe:

Veja também: