Frente fria associada ao ciclone extratropical mantém o tempo instável nos três estados da região Sul. A condição será de muita nebulosidade e chuva na forma de pancadas, com intensidade moderada na maior parte das regiões. Destaque para o leste gaúcho e sudeste do estado catarinense, onde a chuva ganha um pouco mais de intensidade e se concentra entre a madrugada e a manhã. Outro ponto importante desta segunda-feira são os ventos: rajadas variam entre 51 e 70 km/h no centro-leste gaúcho, e 71 a 90 km/h no leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No litoral norte gaúcho, as rajadas podem passar de 91 km/h.
No Sudeste, há previsão de chuva no centro-sul do estado de São Paulo, incluindo a capital. A chuva também chega de forma mais isolada ao sul de Minas. Em contrapartida, o tempo segue firme no Rio de Janeiro, Espírito Santo e grande parte de Minas Gerais, com destaque para o interior e o Triângulo Mineiro, onde o ar permanece seco e a umidade relativa ficará abaixo de 30%.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Enquanto no Centro-Oeste, o destaque vai para o centro-sul do Mato Grosso do Sul, onde há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade em várias áreas. Para a região central, incluindo Campo Grande, o alerta é para temporais. No restante do estado, o tempo firme predomina; já em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, o predomínio é de tempo aberto, ensolarado e seco, com alerta para umidade entre 20% e 12% nos períodos mais quentes do dia.
Já no Nordeste, a infiltração marítima mantém o tempo instável entre Sergipe e o Ceará, com pancadas de chuva de intensidade moderada. Há alerta para temporais entre Maceió e Recife. No interior do Nordeste, o tempo permanece firme, com destaque para a umidade relativa do ar ficando abaixo de 30% nos horários mais quentes do dia.
E na região Norte, a previsão é de pancadas de chuva no Acre, Amazonas, Roraima e norte de Rondônia. Em contraste, Pará, Amapá e Tocantins seguem com tempo firme; em Palmas, a umidade permanece em alerta, com índices entre 20% e 12%.