Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nova geração dos caminhões DAF é flagrada circulando no Paraná

Fotos foram feitas em Carambeí e em Ponta Grossa, onde fica a fábrica da montadora no Brasil. Montadora investe quase R$ 1 bilhão para ampliar unidade na cidade e lançar um novo caminhão no mercado

Flagras foram realizados entre Ponta Grossa e Carambeí

Flagras foram realizados entre Ponta Grossa e Carambeí –

Um caminhão de testes foi visto, nas últimas semanas, circulando em rodovias e em municípios no entorno de Ponta Grossa. O caminhão está com a camuflagem tradicional dos novos modelos que serão lançados futuramente no mercado. Por todas as suas características visuais, é possível identificar que se trata de um DAF, montadora holandesa que tem sua unidade fabril em Ponta Grossa. E mais: são as linhas da nova geração de caminhões da marca, dos modelos XF e XG, que já foi lançado na Europa e que também está disponível na Oceania.

Diversos flagras foram registrados em Ponta Grossa e no município de Carambeí. Um deles, pelos elementos da foto, aparenta ser exatamente saindo da fábrica da DAF em Ponta Grossa. Maurilio Antunes, motorista carreteiro e morador de Carambeí, encaminhou um flagra feito por ele à reportagem do Grupo aRede, e também encaminhou outras imagens que ele recebeu de outras pessoas que flagraram o caminhão de testes. “Vi o caminhão algumas vezes em Carambeí”, relatou.

GALERIA DE FOTOS

  • Um flagra, recebido por Maurilio, mostra o caminhão saindo da fábrica da DAF
    Um flagra, recebido por Maurilio, mostra o caminhão saindo da fábrica da DAF
  • Um flagra, recebido por Maurilio, mostra o caminhão saindo da fábrica da DAF
    Um flagra, recebido por Maurilio, mostra o caminhão saindo da fábrica da DAF

  

Dois fatos corroboram com a possibilidade de se tratar dos novos modelos: há alguns anos, a DAF registrou a patente ‘XG’ no Brasil, e mais recentemente, a montadora anunciou, junto ao Governo do Paraná, um investimento da ordem de quase R$ 1 bilhão, que serão aplicados até 2029, para ampliar a fábrica em Ponta Grossa, em um aporte que incluiria a produção de um ‘novo caminhão’.

Os fatos que indicam ser o novo XF são a grade dianteira, a inclinação do para-brisa, o farol e o desenho do para-choque, o desenho dos faróis ‘Skylight’, além da linha abaixo do vidro lateral, que segue pela lataria. Conforme o descritivo da montadora na Europa, essa nova geração apresenta um ‘visual fantástico’, com um ‘design exterior atrativo e distinto’, que se caracteriza pela eficiência aerodinâmica. “Elegância aliada à funcionalidade”, descreve a montadora. Eficiência, segurança e conforto são as palavras que norteiam o projeto dessa nova geração, segundo a própria DAF.

Nova geração já é comercializada na Europa

Nova geração já é comercializada na Europa |  Foto: Divulgação/DAF

 

A geração que foi disponibilizada no Brasil, com a chegada da marca no país, no segundo semestre de 2013, foi vendida no mercado nacional por cerca de sete anos e meio, até abril de 2021, quando foi lançada e começou a ser vendida a geração atual, que está em circulação. Isso significa que é apenas em abril de 2026 que a geração atual completará cinco anos de mercado, e provavelmente só depois disso que a montadora deverá lançar a nova geração no Brasil.

A reportagem do Grupo aRede entrou em contato com a DAF para obter mais informações sobre os flagras e os testes de novos modelos, mas a assessoria de imprensa retornou que a montadora não irá se pronunciar nesse momento.

DIFERENÇAS 

O XG se diferencia do XF pelo espaço da cabine. Embora o XF já seja reconhecido por ter uma das maiores cabines do mercado, sendo a mais alta, o XG é ainda maior. O XF da nova geração tem uma cabine com 2360mm de comprimento e até 2075mm de altura, com um volume de 9,73m³ na cabine, enquanto que o XG tem comprimento de 2690mm e um volume que chega a 11,85m³. Já o XG+ é apontado como o novo ícone, como um comprimento de cabine de 2690mm, mas uma altura de até 2195mm, o que representa um volume total de 12,50 m³ na cabine. 


Compartilhe:

Veja também: