Processo de devolução será 100% digital a partir do mês de outubro deste ano
Publicado: 29/08/2025, 02:15

Mudanças devem ocorrer a partir de outubro –
O Banco Central (BC) publicou nesta quinta-feira (28) uma resolução que altera as regras do Pix para aprimorar o Mecanismo Especial de Devolução (MED).
As mudanças, anunciadas em abril, têm como objetivo facilitar o ressarcimento de vítimas de fraudes, golpes ou coerção.
A partir de 1º de outubro, o MED passará a ser 100% digital, sem necessidade de contato com centrais de atendimento. Todos os bancos participantes deverão oferecer a funcionalidade dentro do próprio ambiente Pix nos aplicativos. Assim, o cliente poderá contestar transações suspeitas de forma direta e simplificada.
Segundo o BC, o autoatendimento dará mais agilidade ao processo e aumentará a chance de devolução, já que a contestação poderá ser registrada mais rapidamente, antes que os valores sejam esvaziados da conta fraudadora.
DEVOLUÇÃO A PARTIR DE OUTRAS CONTAS – Outra mudança importante é a possibilidade de devolução dos valores não apenas da conta que recebeu o Pix fraudulento, mas também de outras contas utilizadas pelos criminosos.
Até agora, a restituição só era possível a partir da conta original, muitas vezes já zerada no momento da reclamação.
Com a nova regra, o MED vai mapear o caminho do dinheiro, permitindo que os recursos sejam recuperados mesmo após transferências sucessivas.
Essas informações serão compartilhadas entre as instituições financeiras envolvidas, possibilitando a devolução em até 11 dias após a contestação.
Das Assessorias.