O Denver Nuggets enviou Michael Porter Jr. e uma pick de primeira rodada de 2032 para o Brooklyn Netss em troca de Cam Johnson, segundo Shams Charania, da ESPN.
MPJ foi peça chave no título da NBA de 2023. Depois de uma temporada 2021-22 de apenas nove jogos por conta de lesões, o ala voltou em alto nível e foi a terceira opção ofensiva da equipe em toda a temporada com destaque para as boas atuações nos playoffs contra o Minnesota Timberwolves.
Mas em 2024/25, apesar de uma temporada regular em bom nível, os playoffs foram problemáticos. Com uma grave lesão no ombro, precisou jogar com dores, se tornando um alvo fácil na defesa e pouco efetivo no ataque, sendo deixado livre com frequência pelos adversários.
Em um elenco com pouca profundidade, sua ausência foi considerada como um dos grandes fatores para a eliminação de Denver para o Oklahoma City Thunder. Com 38 milhões no contrato de 2025/26, e 40 milhões em 26/27, se tornou o atleta mais ‘potencialmente trocável’ do plantel.
Com Cameron Johnson, Denver mantém um ala alto, com qualidades defensivas e um bom aproveitamento no ataque. Além dos chutes longos, Cam também tem boas ações com a bola, cortando em direção à cesta e encontrando companheiros livres.
Por outro lado, os Nets estão reconstruindo seu elenco com uma série de jogadores jovens. A franquia teve cinco escolhas na primeira rodada do último Draft, além de outros nomes jovens de potencial, como Cam Thomas, Ziaire Williams, Jalen Wilson e até Nic Claxton. Com MPJ no time, ganham um nome de peso, com a experiência de ter feito parte de um vestiário campeão, vivência muito requisitada por equipes com baixa média de idade.
Além disso, por ter um contrato de 20 milhões na próxima temporada e 22 na seguinte, a negociação abriu espaço na folha para os Nuggets fortalecerem o elenco.
E a ação foi rápida. Também nesta tarde a franquia acertou o retorno do ala Bruce Brown por uma temporada, segundo Shams Charania, na abertura da agência livre da NBA. Os valores da negociação não ainda não foram divulgados. Brown se tornou o símbolo das pequenas pioras que os Nuggets sofreram ano a ano após o título. Em 2023, no título, foi um dos melhores jogadores do ano saindo do banco de reservas. Na festa com a taça em Denver, o então treinador Michael Malone ‘pressionou’ o atleta a não deixar a franquia, mas ele conseguiu uma oferta superior do Indiana Pacers, que não foi coberta pelos Nuggets.
A diminuição de opções no plantel e a baixa utilização dos jovens durante os jogos, inclusive, foram algumas das razões que resultaram na demissão de Michael Malone do comando técnico e de Calvin Booth do cargo de general manager.
Depois de passar também pelo Toronto Raptors e New Orleans Pelicans, sem sucesso por conta de lesões, Brown ao lugar em que teve mais sucesso na liga, para aumentar a profundidade do elenco e manter o nível nas partidas quando Jokic e companhia estiverem descansando.