fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Número de presos por incêndios criminosos em SP sobe para 3

O número de presos por incêndios criminosos no Estado de São Paulo subiu para três. A informação foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na manhã desta segunda-feira, 26.

Dois homens foram detidos em São José do Rio Preto e Batatais no domingo 24, e o terceiro foi preso em Porto Ferreira no mesmo fim de semana.

“Nós temos três situações. Primeiro, uma combinação de estiagem severa, baixa umidade relativa do ar, ventos fortes, e aí qualquer coisa provoca uma ignição e o espalhamento desses incêndios”, afirmou o governador. “Nós tivemos a ação de criminosos.”

A Polícia Militar de Batatais prendeu um mecânico de 42 anos após uma denúncia anônima. Foram apreendidos 1 litro de gasolina, um isqueiro e um celular com vídeos do suspeito comemorando os incêndios.

Ele será encaminhado ao presídio de Franca. A Secretaria de Segurança Pública não forneceu detalhes adicionais sobre as prisões. Focos de incêndio em Piracicaba, Araçatuba e Alta Paulista já foram controlados, e o combate agora se concentra em Ribeirão Preto. Vinte e um municípios do interior de São Paulo ainda enfrentam incêndios ativos.

Monitoramento dos incêndios

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anuncia revogação de contrato com CCRO governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anuncia revogação de contrato com CCR
Governo de Tarcísio de Freitas criou um gabinete de crise para monitorar as queimadas | Foto: Celio Messias/Governo do Estado de SP

No total, 46 municípios estão sob monitoramento do gabinete de crise liderado pelo governo estadual e em alerta máximo para queimadas. O número de incêndios caiu de 1.886 na sexta-feira 23, para 305 no sábado 24, e uma frente fria trouxe alívio no domingo 25, com relatos de chuva em várias cidades.

No domingo 25, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reuniram-se com funcionários do Ibama em Brasília para discutir medidas contra os incêndios em São Paulo e outros Estados.

Ações do governo Lula

Marina Silva afirmou que a Polícia Federal já abriu 31 inquéritos na Amazônia e no Pantanal, além de dois em São Paulo. “É uma verdadeira guerra contra o fogo e a criminalidade”, disse. Ela comparou a situação atual ao “Dia do Fogo” de 2019, quando produtores rurais supostamente incendiaram áreas da Amazônia.

Lula criou uma sala de situação para monitorar a estiagem e os incêndios. O presidente participará de uma reunião na Casa Civil com mais de 20 ministérios e governadores para tratar dos focos.

Órgãos públicos estão dividindo esforços para combater os incêndios e identificar os responsáveis. “Cada um tem uma função específica nesse processo para apagar o fogo”, concluiu Marina.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Compartilhe:

Veja também: