Quando pensamos em histórias em quadrinhos brasileiras para crianças geralmente lembramos da Turma da Mônica. Mas durante a década de 1960 quem reinava era o Pererê.
Criada por Ziraldo, A Turma do Pererê mostrava a vida na fictícia Mata do Fundão. Os personagens centrais eram o saci Pererê e o índio Tininim. Eles tinham suas namoradas, respectivamente Boneca e Tuiuiú. Outras figuras permanentes eram o macaco Alan, o tatú Pedro Vieira, o coelho Geraldinho e o jabuti Moacir. Os fazendeiros Compadre Tonico e Sêo Nenêm estavam sempre procurando caçar a onça Galileu. A turma se completava com o Professor Nogueira, a coruja sábia e a cozinheira Mãe Docelina.


Era uma época em que uma cozinheira podia ser negra sem que isso configurasse qualquer tipo de estereótipo racista. A Turma do Pererê procurava apenas divertir a criançada com uma história criativa e inteligente. Havia sempre um toque de nacionalismo, mas fora isso a revista trazia pura diversão e toques psicológicos como a hipocondria de Tininim.


A Turma do Pererê foi um grande sucesso nos anos 1960. E hoje está disponível através do site Social Comics. Planos estão disponíveis a partir de R$ 15 mensais.


Leia também:





