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o carro que conquistou gerações e hoje tem um dia só para ele

O Fusca soma mais de 3 milhões de unidades vendidas no Brasil e mantém sua posição como um dos maiores símbolos da indústria automobilística. A história do modelo é tão marcante que inspirou mais de uma data comemorativa. Enquanto janeiro reserva o Dia Nacional do Fusca, junho traz uma homenagem global. Neste domingo, 22, apaixonados pelo clássico celebram o Dia Mundial do Fusca.

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A criação dessa data aconteceu em 1995, exatamente há 30 anos. O colecionador brasileiro Alexander Gromow liderou uma campanha internacional para transformar o dia 22 de junho em um marco. A mobilização surgiu quando o Fusca recebeu o título de carro do século. A proposta não visava apenas celebrar a relevância do modelo, mas também sua longevidade. Por coincidência, em 22 de junho de 1934, nasceu na Alemanha o projeto do “carro do povo”, combinação das palavras Volks (povo) e Wagen (veículo).

A origem do Fusca remonta a 1935, quando Adolf Hitler encomendou ao engenheiro Ferdinand Porsche o desenvolvimento de um automóvel acessível às famílias alemãs. A proposta fazia parte de uma estratégia do regime nazista para popularizar o acesso ao transporte. O projeto evoluiu tanto que, anos depois, serviu de base para o Porsche 356, modelo que antecedeu o lendário 911.

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O lançamento oficial aconteceu em 1938. Registrado como Type 1, o veículo surgiu a partir dos projetos Typ 12 e Typ 32, ambos assinados por Porsche. Ao longo de sua trajetória, manteve praticamente intacta sua essência estética. A escolha reforçou sua identidade e ajudou a consolidar a imagem do Fusca no mundo.

O Brasil entrou para essa história no dia 23 de março de 1953, quando as primeiras unidades chegaram em regime CKD, desmontadas, para montagem no bairro do Ipiranga

O Brasil entrou para essa história no dia 23 de março de 1953, quando as primeiras unidades chegaram em regime CKD, desmontadas, para montagem no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Esse modelo de operação permaneceu até 1957. O sucesso nas ruas brasileiras fez a Volkswagen investir na produção nacional.

A virada aconteceu em 3 de janeiro de 1959, quando a montadora inaugurou sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A unidade iniciou oficialmente a fabricação do Fusca com peças nacionais. O complexo industrial segue operando até hoje.

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O Fusca entrou para a história como um dos maiores sucessos da indústria automotiva

Por aqui, o modelo permaneceu em linha até 1986. Uma segunda fase começou em 1993, resultado de um apelo do então presidente Itamar Franco, grande entusiasta do carro. Essa retomada, porém, durou pouco. Em 1996, a produção foi encerrada definitivamente no país.

O capítulo final da fabricação no mundo se deu no México, em 2003. A despedida encerrou uma trajetória que acumulou mais de 21 milhões de unidades produzidas globalmente. O Fusca entrou para a história como um dos maiores sucessos da indústria automotiva.

A história do modelo ainda ganhou dois novos capítulos com as gerações seguintes. A primeira surgiu em 1998, sob o nome de New Beetle, montada na plataforma do Golf. Já a terceira geração chegou em 2011, assumindo o nome local de cada mercado. A última unidade saiu da fábrica de Puebla, no México, em 10 de julho de 2019, encerrando um ciclo que atravessou gerações.

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