Marco Feliciano – 10/04/2025 12h23

Quando uma alta autoridade de um país sai da discrição e tece críticas a autoridades de outros países, as consequências resvalam em toda a população.
O ministro Alexandre de Moraes, em recente entrevista a uma importante revista norte-americana, The New Yorker, na qual foi apelidado de Big Alex, parece que manifestou intenção de menosprezar o governo dos Estados Unidos ao afirmar ironicamente que “eles podem entrar com processo, podem colocar o Trump para falar, podem mandar um porta-aviões, mas se o porta-aviões não chegar ao Lago Paranoá não vai influenciar a decisão aqui no Brasil”.
Em relação à remoção de contas de influenciadores de direita, o ministro é acusado de infringir a primeira emenda da Constituição norte-americana e, por isso, está sendo processado nos EUA.
Moraes afirmou ainda, na entrevista, que “ os nazistas teriam dominado o mundo se existisse a plataforma X na época do Hitler.
Mas o jornalista Jon Lee Anderson, que o entrevistou, não foi só afagos; pois, lembrou também dos excessos cometidos pelo ministro. Assim, ele aponta, no texto, que “por vezes, as investigações de Moraes extrapolaram os limites de sua autoridade”. Como exemplo, o jornalista cita o bloqueio de mais de 100 contas em redes sociais sem fornecer explicações às plataformas e multa de R$ 50 mil reais estipulada por Moraes “a quem furasse o bloqueio do X no Brasil”.
A repercussão dessas polêmicas provocadas por autoridades brasileiras de alto escalão no exterior coloca o próprio país na berlinda, mas de forma duvidosa quanto à sabedoria das atuações de provocação de poderosos governos, como o norte-americano que possui várias cartas na manga e influência em vários órgãos internacionais.
Finalizo pedindo a Deus que nos livre de sanções provocadas por ações de nossas próprias autoridades. E que Ele derrame as mais escolhidas bênçãos celestiais a todas as autoridades de nosso país.
![]() |
Marco Feliciano é pastor e está em seu quarto mandato consecutivo como deputado federal pelo Estado de São Paulo. Ele também é escritor, cantor e presidente da Assembleia de Deus Ministério Catedral do Avivamento. |
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Leia também1 Moraes concede entrevista a biógrafo de Che Guevara
2 Moraes não libera Silveira para trabalho e estudo fora da prisão
3 Advogado denuncia violação de direitos de idosa presa pelo 8/1
4 STF: Fachin recebe equipe do Supremo Tribunal Popular da China
5 Gilmar Mendes sobre 8 de janeiro: “Não faz sentido discutir anistia”
em seu celular!
Se você encontrou erro neste texto, por favor preencha os campos abaixo. Sua mensagem e o link da página serão enviados automaticamente à redação do Pleno.News, que checará a informação.
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.