As oitavas de final da CONMEBOL Libertadores começam nesta terça-feira (13). E um ‘tormento’ em comum assombra os sete brasileiros que sonham com a Glória Eterna: as lesões.
Grêmio e Fluminense, que medem forças às 19h (de Brasília), no Couto Pereira, com transmissão exclusiva do Disney+, terão desfalques. Do lado do Imortal, Renato Gaúcho não terá o centroavante Diego Costa, que se recupera de problema no púbis. Nesta segunda (12), Kannemann deixou o treino mais cedo e virou dúvida.
Já na equipe carioca, Mano Menezes tem ainda mais problemas. Ao todo, são seis desfalques. Por problemas físicos, os laterais-esquerdos Diogo Barbosa e Marcelo, o volante Nonato, e os atacantes Serna, Marquinhos e Germán Cano não viajaram para Curitiba.
Quem também entra em campo nesta terça é o Atlético-MG. Em Buenos Aires, contra o San Lorenzo, o Galo não terá Hulk, com lesão na panturrilha direita, e Vargas, com dores no joelho direito.
Na quarta (14), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos e com transmissão do Disney+, Botafogo e Palmeiras fazem o outro confronto brasileiro das oitavas. Pelo Glorioso, Júnior Santos, que passou por cirurgia no tornozelo esquerdo, e Eduardo, com problema no músculo anterior da coxa direita, são desfalques confirmados.
Já a equipe de Abel Ferreira possui dúvidas. Estevão, que não atua há duas semanas por entorse no tornozelo, Zé Rafael, que trabalha com cronograma específico após lesão na coxa direita, e Felipe Anderson, que realiza atividades com restrições após trauma no olho. Por sua vez, Mayke continua tratando lesão na panturrilha e é o que mais se afasta da presença no Rio de Janeiro.
Na quinta-feira (15), às 19h (de Brasília), o São Paulo vai até o Uruguai encarar o Nacional-URU. E Luis Zubeldía não terá os volantes Pablo Maia e Alisson. O primeiro não atua desde o fim de abril, quando lesionou a coxa esquerda e passou por cirurgia para reinserção do tendão conjunto do semitendíneo e bíceps femoral. Já o segundo, em julho, fraturou o tornozelo direito e também teve que ser operado.
Mais tarde, às 21h30, no Maracanã e com transmissão exclusiva do Disney+, o Flamengo encara o Bolívar. O técnico Tite não terá Matias Viña, que sofreu lesão no menisco do joelho direito, e Everton Cebolinha, com problema no tendão de Aquiles. Os dois, inclusive, correm risco de não voltar mais em 2024.
Veja abaixo todos os jogos dos brasileiros nas oitavas da Libertadores: