Aconteceu na China o primeiro torneio de futebol entre robôs humanoides. O torneio reuniu quatro times que disputaram os jogos jogando à base de inteligência artificial e equipados com sensores visuais avançados.
Como é possível observar no vídeo abaixo, os jogadores – três para cada lado – estão longe de adquirir o equilíbrio e a habilidade para jogar um bom futebol. Eles caíam por qualquer coisa e alguns tiveram que ser retirados do campo em macas.
Segundo o jornal britânico The Times, mesmo com essa precariedade o torneio que aconteceu no sábado em Beijing representa um grande avanço na era dos robôs esportivos. Em maio um torneio de kickboxing usou robôs controlados por humanos. Os “atletas” do futebol eram completamente autônomos.
O torneio foi vencido pelo time THU da Universidade Tsinghua que venceu o Mountain Sea (da Universidade de Agricultura da China) por 5 a 3. Esse torneio faz parte da preparação para o World Humanoid Robot Games (Jogos Mundiais de Robôs Humanooides), que vai acontecer entre 15 e 17 de agosto em Beijing. Entre as categorias estão salto à distância, ginástica e futebol.

