O Fortaleza quer fazer história na CONMEBOL Libertadores. Em meio à luta contra o rebaixamento no Brasileirão, o Laion encara o Vélez Sarsfield pela partida de volta das oitavas de final nesta terça-feira (19), às 19h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+.
O time brasileiro está na disputa das oitavas do torneio pela segunda vez em sua história e quer conseguir estrear nas quartas na atual edição. Para isso, porém, o time precisará alcançar um feito quase impossível.
No jogo de ida, no Castelão, as duas equipes ficaram no empate em 0 a 0. Na Argentina, o Leão do Pici precisará vencer por um placar simples para se classificar já no tempo normal. Um novo empate leva a definição para as penalidades.
Acontece que esta será a oitava visita do Fortaleza ao país ‘hermano’ – e o histórico não é positivo. Nos outros sete jogos, são quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória.
O único triunfo ocorreu na campanha do vice-campeonato da CONMEBOL Sul-Americana de 2023, quando o time venceu o San Lorenzo por 2 a 0 ainda na fase de grupos. Os dois empates também ocorreram no torneio, mas na edição de 2024 contra Boca Juniors e Rosario Central.
Na Libertadores, a situação é pior. Em três jogos na Argentina, são três derrotas, sendo a mais recente na fase de grupos da atual edição contra o Racing.
A única vez que o Fortaleza disputou as oitavas de final da principal competição sul-americana de clubes foi em 2022. No estádio, o adversário foi o também argentino Estudiantes. Na ida, no Castelão, o empate também deixou a definição para o duelo como visitante, quando o time acabou derrotado por 3 a 0.
Agora, o Leão do Pici dará seu melhor para deixar no passado o resultado negativo na Argentina. Fazer história para conquistar a inédita vaga nas quartas de final.