Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que Inter, Vitória, Santos, Fortaleza, Ceará e Atlético-MG precisam para evitar rebaixamento no Brasileirão

Flamengo campeão em disputa direta com o Palmeiras, sete garantidos na próxima CONMEBOL Libertadores. Se a parte de cima da tabela do Brasileirão está praticamente resolvida, as atenções para a última rodada estarão voltadas na luta contra o rebaixamento.

Seis equipes brigam para escapar das duas vagas que restam no Z-4: Atlético-MG, Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória e Internacional. Todos eles jogam no domingo (7) e fazem as contas para não fazer companhia a Juventude e Sport, únicos que caíram com antecedência.

Mas o que cada equipe precisa fazer para continuar na elite nacional em 2026? E qual a combinação que acaba com qualquer chance de permanência? O ESPN.com.br mostra abaixo as contas:

Time em pior situação entre aqueles que não estão rebaixados, com 41 oontos e em 18º lugar, o Inter fecha a campanha contra o Red Bull Bragantino, domingo, no Beira-Rio. Derrota ou empate derrubam a equipe de Abel Braga, que precisa vencer para manter viva a chance de permanência na elite.

O problema colorado é que não basta ganhar: é preciso torcer por ao menos dois tropeços entre Vitória, Fortaleza e Ceará. O Santos também pode ser alcançado pelo Inter, mas a diferença no saldo de gols (hoje de -8 a -15) torna a missão bem improvável.

A equipe baiana abre a zona de rebaixamento, em 17º na tabela, com 42 pontos. No domingo, recebe o São Paulo no Barradão, em Salvador, e precisa da vitória para seguir com chance de escapar do rebaixamento.

Mas só isso não será suficiente. Além de ganhar diante da torcida, os baianos vão secar Santos, Ceará e Fortaleza, já que um deles precisa tropeçar para que o Vitória o ultrapasse na última rodada.

O Laion é o primeiro time fora da degola, com 43 pontos. É também quem vive o melhor momento, com quatro vitórias consecutivas, que o tiraram do Z-4 em um momento crucial na temporada.

Contra o Botafogo, no Rio, o time de Martín Palermo se salva com uma vitória simples. Caso empate, precisa torcer para que dois entre Vitória, Inter e Ceará também tropecem. Uma derrota do Fortaleza também exige que dois concorrentes deixem pontos pelo caminho (o Colorado precisaria perder, enquanto o Vitória pode no máximo empatar e não superar o saldo de gols).

Com a mesma pontuação que o rival Fortaleza, mas com saldo de gols melhor (-4 a -13), o Ceará fecha a campanha em 2025 contra o Palmeiras, no Castelão provavelmente lotado em busca do último suspiro de felicidade.

Vitória simples, assim como a de outros concorrentes, garante a permanência na elite. Um empate deixa a situação encaminhada, mas ainda será preciso torcer para que no máximo um entre Fortaleza, Vitória e Inter o supere em pontos. Caso seja derrotado, o Vozão secará para que dois terminem com pontuação menor a sua.

As duas vitórias seguidas fizeram o Santos respirar e subir para a 14ª colocação, com 42 pontos, abrindo dois de vantagem para o Vitória e três para o Internacional, que estão dentro da zona de rebaixamento.

No domingo (7), o Peixe recebe o Cruzeiro, na Vila Belmiro, e o adversário deve preservar seus principais jogadores pensando na semifinal da Copa do Brasil.

Se vencer, o Santos escapa do rebaixamento. Em caso de empate, não pode mais ser alcançado pelo Internacional e aí teria que torcer para Ceará, Fortaleza ou Vitória não ganharem – o time baiano ainda precisaria tirar um saldo de 10 gols em caso de vitória.

Em caso de derrota, o Santos tem que torcer por tropeços de dois dos quatro adversários: o Ceará precisaria perder, enquanto Fortaleza, Vitória e Internacional teriam que ganhar.

Em 13º lugar, com 45 pontos, o Galo recebe o Vasco, na Arena MRV. O adversário apenas cumpre tabela na rodada final.

O Atlético-MG escapa da queda com vitória ou empate. Se perder, o Galo tem que torcer por um tropeço de um dos quatro adversários: o Santos, Ceará, Fortaleza ou Vitória. Mesmo se ganhar, o rubro-negro baiano precisa tirar uma diferença de 12 gols no saldo.

Compartilhe:

Veja também: