Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O zagueiro que salvou Palmeiras contra o River e ‘anulou De la Cruz’ em semi

O Palmeiras busca uma vaga na semifinal da CONMEBOL Libertadores nesta quarta-feira (24), às 21h30 (de Brasília), contra o River Plate, com transmissão ao vivo do Disney+. O cenário é parecido com o de 2020. Na época, o Alviverde tinha vantagem até mais larga, mas sofreu dentro de casa para sair com a classificação.

Depois de vencer por 3 a 0 na Argentina, o time comandado por Abel Ferreira sofreu dois gols no primeiro tempo e, por muito pouco, não viu os Millonarios empatarem o agregado. Aos 38 minutos da segunda etapa, Weverton já estava ‘vencido’, De La Cruz finalizou, mas Emerson Santos salvou de cabeça quase em cima da linha.

“Todo palmeirense lembra desse lance. Muita gente fala da final, quando o Breno Lopes faz o gol de cabeça, mas muita gente também lembra que se não fosse esse lance, o do Breno não teria acontecido, e o Palmeiras não estaria na final. Vale um DVD sim. Fico muito feliz e agradecido por esse reconhecimento e por fazer parte da história lindíssima desse clube”, lembrou Emerson em entrevista à ESPN.

Apesar de ter sido reserva na maior parte da campanha do título, o defensor é lembrado até hoje pelo lance, que é, segundo ele, o mais importante de sua carreira. “Por tudo o que envolvia, pelo momento. Normalmente, naquele lance, a gente sai da área para tentar deixar o atacante adversário em impedimento. Mas eu tinha comigo que tinha que estar ali, de frente para o lance, não sei explicar”.

“Consegui tirar de cabeça, comemorei muito, como se fosse um gol. Se eles fizessem 3 a 0, não sei se a gente conseguiria segurar para os pênaltis, e eles virariam o jogo. Mas, sem dúvida nenhuma, foi o momento mais marcante da minha carreira. Fico muito feliz por ter feito isso e por estar sendo lembrado pela torcida do Palmeiras“, afirmou.

O lance foi tão importante que até mesmo os seus companheiros se recordam com carinho. Para Luiz Adriano, salvar aquele chute foi comemorado como se fosse um gol. “Aquilo ali é um gol que ele fez. Tirar a bola praticamente dentro do gol, todo mundo comemorou como um gol. Quem cresceu fomos nós com aquela bola que ele salva em cima da linha, nossa adrenalina subiu mais ainda”.

Alan Empereur, por sua vez, brinca que foi um lance digno de se salvar em DVD. “É lance para colocar no DVD. Foi um lance importante, de um jogador importante para aquela temporada, e fomos felizes todos juntos. Graças a Deus, a gente conseguiu conquistar um grande título e passar pelo River, que é um time difícil, é um time grande, igual ao tamanho do Palmeiras, então esse lance foi muito importante”.

‘Anulou De La Cruz’ na marcação

Hoje no Flamengo, De La Cruz era um dos astros do River Plate naquele momento. Por conta de sua fase, o meio-campista tinha atenção especial da marcação palmeirense. Emerson Santos foi o responsável por fazer a função ao entrar em campo – e seus companheiros lhe parabenizaram por isso.

“A gente desce o vestiário comemorando. Quando eu desço, todo mundo me abraça e fala comigo. O Felipe Melo estava assistindo ao jogo, mas tinha uma fratura e não jogou. Ele veio falar comigo no vestiário e dizer que fiz uma excelente partida. Ele vem me abraçar e fala que que eu até dei um carrinho no De La Cruz. Ele fala: ‘Cara, você anulou De La Cruz ali na frente da nossa zaga’. Outros companheiros também vieram falar comigo e me abraçar naquele momento”, lembrou o zagueiro.

“Quando acabou o jogo lembro que o Luan também falou isso para mim. Aconteceu de ter entrado bem, no momento certo, em que a gente não estava tão bem no jogo. O Palmeiras tem a Libertadores e pude contribuir um pouco. Fico muito feliz por isso”, completou.

“Com certeza, ele fez isso (anular o De La Cruz), porque fez uma grande partida, conseguiu bloquear bem ele. Eu lembro dessa resenha, ele estava todo contente, foi um baita de um jogo”, relembrou Luiz Adriano.

A atuação de Emerson também ficou no imaginário do torcedor. O defensor conta que, até os dias de hoje, muitos palmeirenses lhe param na rua e enviam mensagens lhe agradecendo por aquela semifinal – e que a gratidão é recíproca.

“É muito gratificante quando eu saio para ir a qualquer lugar que tem torcedor do Palmeiras, sempre lembram desse lance com muito carinho. Quando cheguei sempre fui recebido com muito apoio. Não tinha rede social, criei recentemente e estou recebendo inúmeras mensagens. Fico muito feliz por estar com o meu nome gravado na história do Palmeiras”, finalizou.

Hoje no América-MG, Emerson Santos será mais um na torcida pelo sucesso do Palmeiras contra o River Plate. No Monumental, o Alviverde venceu por 2 a 1. Agora, precisa de um empate para se classificar mais uma vez, assim como aconteceu na edição de 2020.

Onde assistir a Palmeiras x River Plate?

Próximos jogos do Palmeiras

Compartilhe:

Veja também: