Aliel Machado anuncia evento de assinatura de serviço para início dos trabalhos
Publicado: 15/08/2025, 19:46

Aliel Machado esteve no Grupo aRede para compartilhar informações sobre o andamento das obras do HU-UEPG. –
O deputado federal Aliel Machado (PV) anunciou ao Portal aRede que, nos próximos dias, será feito um evento de assinatura de ordem de serviço em Ponta Grossa para dar início ao trabalho da empresa responsável pela nova torre do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG). “A obra vem depois dos projetos. A grande novidade é que nos próximos dias, e estou falando de dias mesmo, a gente vai ter o evento de assinatura de serviço junto à Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, ao Ministério da Saúde e ao nosso reitor (Miguel Sanches Neto)”.
O parlamentar esteve presente na sede do Grupo aRede, nesta sexta-feira (15), para compartilhar informações sobre o início das obras da nova torre do HU-UEPG. De acordo com o deputado, a obra corresponde a um “hiper hospital”. “É mais do que um novo hospital. Temos um trabalho de excelência da UEPG com o HU, mas ele está saturado. O reitor nos procurou e nós demos início a esse projeto. Estamos falando de mais de 15 mil metros quadrados, 260 leitos novos, 4 centros cirúrgicos, mais de 60 unidades de UTI, um complexo de saúde numa estrutura muito grande, para que o povo não fique jogado nos corredores,” afirma.
Aliel explica que o projeto da nova torre do HU é feito em contratação integrada, com uma única empresa responsável pelo projeto e pela execução da obra. “É uma modalidade nova e que ajuda nos custos. A empresa responsável não pode pedir aditivos durante a execução da obra. Antes, era uma empresa para o projeto, e outra para a obra, e eram duas licitações, um processo muito mais longo. Acredito que esta foi uma decisão acertada do Miguel, o reitor é um dos grandes responsáveis por isso, estou muito orgulhoso”, conta.
VÍDEO
Confira a entrevista na íntegra. | Autor: aRede.info
O embasamento do projeto foi estudado para resolver um problema regional de saúde para os próximos 50 anos. “Hoje, o HU está trabalhando na sua capacidade máxima, ele abriu novos leitos, fez tudo que era possível, mas ainda faltava uma nova torre. Não é uma obra qualquer. É de uma complexidade arquitetônica, de engenharia, de saúde, de vigilância sanitária. A boa notícia é que, terminando este trâmite, vamos ter o evento de assinatura da ordem de serviço”, expressa.
A obra tem valor total de R$ 107 milhões e conta com uma rede estruturante, sendo uma parceria articulada entre o reitor Miguel Sanches Neto, a prefeita Elizabeth Schmidt (União), o deputado Aliel Machado, o governo do Estado, com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o secretário da Saúde Beto Preto, o Governo Federal, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Saúde Alexandre Padilha e da ex-ministra Nísia Trindade Lima.
Segundo Aliel, o resultado deste planejamento tem como objetivo resolver o problema da saúde de Ponta Grossa. “O resultado vamos sentir ao longo dos próximos meses e anos. Nunca pensei que teria a coragem de falar isso, porque ao longo da história vimos muitas promessas, mas isso é uma rede de estruturação. A nossa articulação está feita para concretizar isso, a história e força para devolver o que é de direito das pessoas”, diz o deputado.