Obras também envolvem ampliações de capacidade, duplicações e faixas adicionais
Publicado: 04/09/2025, 09:17

Guilherme Sampaio, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres –
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Guilherme Sampaio, esteve presente na apresentação do balanço sobre os primeiros 100 dias de obras realizadas nas rodovias do Lote 3, da concessão do Paraná, realizada nessa quarta-feira (3), no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa.
Em entrevista exclusiva para a equipe de Jornalismo do Portal aRede e Jornal da Manhã, Guilherme declarou que as obras do Contorno Norte e do Contorno Leste de Ponta Grossa devem iniciar em 2026. “As obras, elas iniciarão no próximo ano. Todas as ampliações de capacidade, duplicações, faixas adicionais, o Contorno de Ponta Grossa, tudo inicia a partir do próximo ano e a conclusão máxima de todos os investimentos é até o sétimo ano de concessão”.
Por fim, o diretor-geral da ANTT afirmou que algumas obras serão antecipadas, mas não passarão do limite previsto contratualmente. “Nós temos mais de 9 bilhões de investimentos e esses grossos investimentos vão acontecer até o sétimo ano, ou seja, é um volume muito grande de valores sendo investidos no Estado nessa rodovia e na região no período já delimitado”.
VÍDEO
| Autor: Bernardo Rosas
SOBRE – Ponta Grossa ganhará dois novos contornos, Norte e Leste, em um total de 42,35 quilômetros de pistas duplicadas, com duas faixas de tráfego para cada sentido. Os contornos iniciam no trevo da BR-373 com a BR-376, cruzam com a PR-151 e PR-513, até retornar à BR-376, já no bairro Cará-Cará, sendo uma alternativa completa para retirar o tráfego de veículos pesados locais e de longa distância do centro do município.
O Contorno Norte de Ponta Grossa, previsto para o 6º ano da concessão, terá extensão de 14,65 quilômetros, iniciando com um trevo rodoviário na atual interseção em nível entre a BR-373 e a BR-376 (Rodovia do Café). No km 1 do contorno será implantada uma Passagem Superior sobre a ferrovia, e no km 4 um viaduto do tipo Parclo, para condutores trocarem de sentido utilizando a interseção em desnível.
Seis pontes duplas (uma para cada sentido de tráfego) serão construídas sobre o Arroio Chapadas e o Rio Congonhas, do km 6 ao km 8, e um Parclo também no km 8, e outras duas pontes sobre o Rio Pitangui, km 13, próximo à Frísia Cooperativa Agroindustrial, onde o contorno termina, ao chegar na PR-151.
O Contorno Leste de Ponta Grossa terá 27,7 quilômetros de extensão e está previsto para o 7º ano de concessão. Ele tem início na PR-151, na mesma altura do Contorno Norte, onde será implantado um novo trevo rodoviário. No km 1 também será implantada uma Passagem Superior sobre linha de trem e outra no km 2, sobre o acesso à Terras Alphaville, seguida por duas pontes sobre o Rio Pitangui e um viaduto Parclo, todos no km 3.
Outra Passagem Superior será construída sobre a ferrovia do km 5, e um viaduto do tipo Diamante (em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita) será executado no cruzamento com a Estrada do Alagados, no km 7. Duas pontes serão construídas sobre o Rio Verde, no km 9, e um viaduto do tipo Trombeta, que tem três ramos de acesso, será construído no km 11, logo antes do Contorno Leste aproveitar o traçado da Estrada Pery Pereira da Costa até chegar no entroncamento com a PR-513, onde será executado outro Trombeta.
A partir daí o contorno vai utilizar a maior parte do trecho não-pavimentado da rodovia estadual, com a construção de um Parclo no km 22, saindo deste traçado apenas no último quilômetro da PR-513, e terminando na BR-376 próximo à Bunge Alimentos, onde será construído um viaduto do tipo Trombeta. Outra novidade é a implementação de uma ciclovia de 5,3 quilômetros de extensão.

Novos contornos de Ponta Grossa | Foto: Divulgação/CCR
Com informações da AEN