Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oficinas da Rota Turística Caminhos do Peabiru chegam a cidades da região

Nos Campos Gerais, a visita acontece em 29 de julho, nas cidades de Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva

Após as palestras, há as oficinas práticas em que os participantes têm acesso a mapas das regiões com informações

Após as palestras, há as oficinas práticas em que os participantes têm acesso a mapas das regiões com informações –

As oficinas do Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru chegam nesta semana a mais duas regiões, que somam 15 municípios, entre 29 e 31 de julho. Na semana anterior, três regiões receberam as reuniões, englobando representantes de 31 cidades. Servidores das Secretarias de Estado do Turismo e do Planejamento, junto com os do Serviço Social Paraná Projetos e consultores da Fadec-UEM, visitarão todas as regiões incluídas no projeto até 13 de agosto.

Nos Campos Gerais, a visita acontece em 29 de julho, nas cidades de Ponta Grossa, Irati, Prudentópolis, Palmeira, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Tibagi e Reserva.

Os Caminhos do Peabiru são uma rota histórica de mais de 3 mil anos que atravessa o Paraná e vai até o Peru, conectando o Oceano Atlântico ao Pacífico. Somente no território paranaense a rota tem um percurso de cerca de 2 mil quilômetros, passando por diversos sítios arqueológicos. O caminho era utilizado para fins de comércio e comunicação por povos indígenas como os Guarani, Kaingang e Xetá e, posteriormente, foi usado pelos incas e por exploradores europeus e jesuítas.

Ao todo, 97 municípios fazem parte do Programa Caminhos do Peabiru. Para melhor organização, estes foram divididos por regiões. Agora, elas estão recebendo as oficinas presenciais, onde ocorrem palestras com arqueólogos e historiados.

Após as palestras, há as oficinas práticas em que os participantes têm acesso a mapas das regiões com informações sobre reservas indígenas, pontos turísticos, pontos de parada e ligações com os outros municípios.

“As oficinas presenciais do Programa Rota Turística aproximam os municípios do Governo do Estado. Esta é mais uma iniciativa do governo Ratinho Junior que traz a escuta a população paranaense, incentivando o desenvolvimento local, a geração de renda, o incentivo à cultura e a educação por meio da Secretaria do Planejamento”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia. “A realização desse projeto valoriza muito a história da nossa terra”.

“As oficinas vão reforçar a conexão entre Estado e essas comunidades locais. Cada capacitação é um passo em direção ao fortalecimento do turismo sustentável e a participação ativa da população é essencial para o sucesso deste programa. Temos certeza de que juntos podemos transformar nossas riquezas culturais em potenciais turísticos, construindo um Paraná mais forte e unido”, falou o secretário do Turismo, Leonaldo Paranhos.

“Os Caminhos do Peabiru contam um pouco da nossa ancestralidade. Este é um momento muito importante para resgatarmos o que ficou perdido por muitos anos”, disse a indígena kaingang Nira Kame, de Guarapuava.

Na semana passada, o programa passou pela região de Peabiru, com representantes dos municípios de Araruna, Tuneiras do Oeste, Quinta do Sol, Fênix, Barbosa Ferraz, Farol, Campo Mourão, Iretama, Corumbataí do Sul, Luiziana e Peabiru; de Turvo, incluindo os municípios de Pitanga, Nova Tebas, Manoel Ribas, Boa Ventura de São Roque, Cândido de Abreu, Roncador, Mato Rico, Santa Maria do Oeste, Palmital, Laranjal e Turvo.

Outra região que também foi sede das oficinas foi Juranda, nos municípios de Ubiratã, Altamira do Paraná, Boa Esperança, Mamborê, Nova Cantu, Campina da Lagoa, Goioerê, Janiópolis e Juranda.

Com informações: AEN.


Compartilhe:

Veja também: