Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Onda de frio continua e provoca queda nas temperaturas e geada; veja a previsão do tempo para hoje

O sistema de alta pressão associado à massa de ar polar continua mantendo as temperaturas baixas em grande parte do centro-sul do país. O ar frio chega ao Norte, provocando um amanhecer mais gelado entre o Acre e o Sul de Rondônia nesta segunda-feira (11). E as mínimas ainda ficam muito baixas no Sul e Sudeste, com a possibilidade para geada ao amanhecer. No Sul, o tempo continua firme – as temperaturas ainda podem ficar abaixo de zero nas serras gaúcha e catarinense e abaixo de 4°C no centro-sul e sudoeste do PR, provocando geada nas primeiras horas do dia. No decorrer da tarde o sol aparece com a presença de poucas nuvens, não há previsão de chuva em nenhuma área e no extremo norte do PR a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%.

No Sudeste, a circulação de ventos do mar para a costa, ainda estimula mais nebulosidade e umidade no litoral de SP e do RJ e entre o ES e o nordeste de Minas – com possibilidade ainda de uma segunda com períodos de chuva fraca/moderada, além, da sensação de frio. Amanhecer ainda gelado na região e possibilidade para geada no Vale do Paraíba, na Mantiqueira e no extremo sul de Minas – atenção: podemos ter temperaturas mais pontuais em torno ou abaixo de 4 °C em cidades do interior de SP – não descartando alguma geada mais localizada e fraca em regiões, normalmente mais frias entre o oeste paulista, centro-norte e nordeste de SP. O interior do Sudeste continua mais seco e a umidade entre em alerta entre o Triângulo de Minas e o extremo norte paulista. Cidade do Rio, começa a semana com chuviscos entre a madrugada e o amanhecer. Em São Paulo, dia muito gelado, porém sem chuva e com o sol aparecendo entre nuvens.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Enquanto no Centro-Oeste, o tempo continua firme em todos os estados e o ar seco ganha força com destaque para umidade em alerta em parte do extremo sul de Matogrosso, no sul de Goiás e nordeste de Mato Grosso do Sul – o dia ainda começa com sensação de frio em Cuiabá, Campo Grande e no extremo sul e sudoeste de MS, não descartando alguma geada mais fraca e localizada entre Ponta Porã, Iguatemi e Rio Brilhante. Com o passar das horas e a presença do sol forte, as máximas sobem, principalmente no interior da Região, aumentando a sensação de calor no norte de Goiás e de Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, a tarde de segunda ainda será marcada por temperaturas mais amenas.

Já no Nordeste, o deslocamento da frente fria, estimula mais umidade para o sul da Bahia e a semana começa com atenção para chuva moderada a forte, com aumento de nuvens em Ilhéus, Itacaré e Barra Grande. Chove, principalmente a tarde, no Maranhão e no centro-norte Piauí, em forma de pancadas, com atenção para ocorrência de chuva moderada a forte com raios. Nas demais regiões, predomínio de tempo aberto, com calor e o alerta de baixa umidade do ar ganhando destaque ao longo do dia – valores abaixo de 30% entre o interior da PB, PE, extremo sul do PI, oeste e norte da BA e no extremo sul do MA e CE.

E no Norte, a combinação de calor e umidade favorece instabilidades sobre a metade norte do Pará e o extremo norte do Tocantins, além de manter o tempo abafado e instável entre o Amazonas e Roraima, com a previsão de pancadas de chuva com moderada a forte intensidade. No AC e em Rondônia, dia que começa com temperaturas mais baixas, predomínio de sol com poucas nuvens e tempo firme e seco. A umidade relativa do ar continua em atenção em toda a faixa sul da Região, com valores entre 30 e 21%, inclusive nas capitais, Rio Branco, Porto Velho e Palmas.

Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.

Compartilhe:

Veja também: