Já se vão quase cinco anos desde a última vez que o São Paulo venceu o Atlético-MG. Uma nova oportunidade se apresenta neste domingo (24), a partir das 20h30 (de Brasília), no Morumbis, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O período de seca coincide com a chegada do maior nome do Galo nos últimos anos: Hulk, atacante que desembarcou em Belo Horizonte e trouxe junto uma série invicta contra o São Paulo. A série invicta tem 11 jogos, com cinco vitórias alvinegras e seis empates;
Hulk, suspenso, é desfalque certo na capital paulista, o que anima o São Paulo, aliviado pela classificação às quartas de final da CONMEBOL Libertadores, a quebrar o tabu que dura desde 16 de dezembro de 2020. Nessa noite, o Tricolor fez 3 a 0 no Galo, gols de Igor Gomes, Gabriel Sara e Toró.
A escalação usada pelos donos da casa foi a seguinte: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Tchê Tchê, Gabriel Sara e Igor Gomes; Brenner. No comando, Fernando Diniz, que na época vivia boa fase pelo São Paulo, que liderava o Brasileirão.
Desses, apenas dois estão no Tricolor: Arboleda e Luan. Mas é imensa a chance de nenhum deles estar em campo. O zagueiro está machucado, enquanto o volante, que foi e voltou, é apenas reservas na equipe de Hernán Crespo.
Juanfran e Daniel Alves estão aposentados, enquanto os demais seguem em atividade – muitos, inclusive, no Brasileirão. Volpi é goleiro do Grêmio; Reinaldo é lateral do Mirassol; Tchê Tchê joga no Vasco e é dirigido pelo próprio Diniz; e Igor Gomes estará do outro lado, com a camisa do Atlético-MG. Na Série B do Brasileirão, está o zagueiro Bruno Alves, hoje no Cuiabá.
Ainda aparecem aqueles que jogam na Europa. Brenner, artilheiro daquele São Paulo, pertence à Udinese, mas sem o mesmo sucesso dos tempos de capital paulista. Quem brilha no Velho Continente é Gabriel Sara, um dos pilares do Galatasaray, da Turquia, que venceu a dobradinha na temporada passada (Campeonato Turco e Copa da Turquia).
O elenco são-paulino daquela noite tem outros nomes conhecidos no banco, como o lateral-direito Igor Vinicius (hoje no Santos), o zagueiro Léo Pelé (Athletico-PR), o volante Hernanes (aposentado), o meia Rodrigo Nestor (Bahia) e o atacante Pablo (Sport).