Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Operação Safra 2025-2026 é lançada no Oeste da Bahia

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (29), Base Avançada do Graer, em Barreiras, no Oeste da Bahia, a 12ª edição da Operação Safra 2025-2026. A iniciativa, que envolve forças de segurança pública e instituições privadas, tem como objetivo intensificar o patrulhamento em propriedades rurais da região pelos próximos seis meses.

O trabalho operacional é feito pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Oeste; do Comando de Policiamento em missões especiais – CPME com a Cipe Cerrado e do Comando de Policiamento rodoviário com a CIPRv/Barreiras – Companhia de Policiamento Rodoviária.

Além disso, a supervisão é da coordenação do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), e atuação de suas unidades do orgânico: CIPT/O – Rondesp Oeste, e as 30ª, 83ª, 85ª e 86ª CIPMs, e o apoio institucional da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Resultados da última operação

De acordo com a Polícia Militar, durante o período de outubro de 2024 a março de 2025, a edição da Operação Safra registrou:

  • 15.634 abordagens
  • 8.723 visitas a propriedades rurais
  • 5 prisões em flagrante
  • 3.167 abordagens a veículos de quatro rodas
  • 2.020 abordagens a motocicletas
  • 9 armas de fogo apreendidas
  • 2,15 kg de maconha, 1,34 kg de cocaína e 21 g de crack apreendidas

As ações contemplam 11 municípios do Oeste da Bahia: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Cocos, Correntina, Coribe, Baianópolis, Jaborandi, Riachão das Neves e Santa Maria da Vitória. A área atendida alcança cerca de 500 mil pessoas.

Tecnologia e inovação

O ato solene contou com presença de autoridades locais estaduais e produtores rurais. Segundo o comandante da Região Oeste, coronel PM Soares, a operação vem passando por constantes melhorias.

“São 12 anos de operação e os índices de criminalidade na região reduziram 85%. Neste ano, cada guarnição terá acesso a internet Starlink, permitindo comunicação 24 horas, além da implantação de QR Codes nas fazendas para georreferenciamento e atuação mais eficiente das equipes”, destacou.

Já o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, ressaltou o uso de tecnologia de vigilância.

“Estamos blindando o Oeste da Bahia com câmeras que fazem leitura facial e de placas de veículos. Informações de carros irregulares ou procurados serão repassadas diretamente à Polícia Militar, em parceria com o Governo do Estado”, afirmou.

Apoio à fiscalização agropecuária

Para o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, a operação também reforça o trabalho de combate a crimes relacionados ao agronegócio.

“Enfrentamos casos de insumos agrícolas falsificados, contrabandeados ou roubados, além de sonegação de impostos. Criamos uma coordenação de inteligência na Adab em parceria com polícias e o Ministério da Agricultura para reduzir drasticamente esses crimes”, explicou.

Na semana passada, três homens foram presos suspeitos de furtarem soja em uma fazenda em Formosa do Rio Preto. Eles utilizavam dois caminhões que foram apreendidos pela Polícia.


Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.


Compartilhe:

Veja também: