Segundo Renata Ruel, analista de arbitragem da ESPN, houve um erro de arbitragem e VAR durante a vitória do Cruzeiro sobre o CRB, na última quinta-feira (7), pela Copa do Brasil.
De acordo com a profissional, o pênalti defendido pelo goleiro Cássio, na reta final do jogo, deveria ter sido revisto pelo sistema de vídeo e voltado.
Renata explicou que o defensor cruzeirense que afasta o rebote da defesa do goleiro havia invadido a área antes da cobrança, o que caracteriza interferência direta no lance.
Por isso, a regra diz que, mesmo que Cássio não tenha cometido qualquer infração, a penalidade deveria ter sido chutada novamente.
“Houve erro da arbitragem e do VAR em não repetir a cobrança de pênalti no jogo CRB x Cruzeiro, pela Copa do Brasil. Cássio defendeu sem cometer infração, pois não se adiantou, mas o defensor que pegou o rebote invadiu a área antes da cobrança, caracterizando interferência direta”, afirmou Renata.
“Mesmo o atacante do CRB também invadindo a área, a cobrança teria que ser repetida. Pela regra, a cobrança tem que ser repetida”, reforçou.
No entanto, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza e o VAR Bráulio da Silva Machado deixaram a partida seguir, e a cobrança não foi repetida.
A defesa de Cássio foi decisiva, já que impediu que o CRB empatasse e partida – no momento do pênalti, o placar marcava 1 a 0 para a Raposa.
No fim das contas, a equipe mineira ganhou por 2 a 0 e se classificou para as quartas de final.