Yuri Alberto não é craque. Pode não valer o salário milionário que recebe.
Mas poucas coisas no futebol brasileiro em 2024 são tão injustas como o massacre que o atacante recebe de críticos e da própria torcida do Corinthians.
Com os números do TruMedia, a ferramenta de estatísticas da ESPN, o blog tabulou a performance de todos os jogadores que entraram em campo na temporada por Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Sul-Americana.
E o desempenho de Yuri Alberto, tanto no ataque quando na ajuda à defesa (nesta caso para jogadores da sua posição), é um dos melhores do país em 2024.
O camisa 9 corintiano marcou 12 gols e deu 4 assistências em 31 jogos por Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.
O total de 16 gols com participação direta só é superado por três jogadores em 2024, todos com número de jogos parecido: Pedro (26), Estêvão (18) e Lucero (18).
Yuri Alberto é criticado por quase sempre errar o gol. Não é bem sim. Seu aproveitamento nas finalizações é de 42,5%, número parecido, por exemplo, com o são-paulino Calleri (42,6%).
Nos passes, o atacante do Corinthians está longe de ser uma tragédia: acerta 73,9% deles, bem próximo dos 74,6% registrados pelo flamenguista Pedro.
Yuri Alberto está entre os 30 atacantes que mais recuperam bolas no futebol brasileiro em 2024.
Sempre somando Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana, ele roubou a bola dos adversários 67 vezes, mais até que seu companheiro de time Romero, famoso por sempre ajudar muito na marcação.