Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Oposição no Senado critica inquérito contra Bolsonaro

Senadores de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestaram, nesta sexta-feira, 18, sobre o inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Durante uma coletiva de imprensa, o senador Carlos Portinho (PL-RJ) afirmou que a perseguição contra o ex-presidente marcará a história do Brasil. Além disso, o parlamentar disse que o país está sofrendo um “abalo institucional”, em razão da censura, da violação do devido processo legal, das restrições às liberdades e das violações de prerrogativas de advogados.

Senadores acusam uso do aparato policial como instrumento de perseguição política

O senador Jorge Seif (PL-SC), por sua vez, afirmou que o inquérito contra Bolsonaro representa “uma escalada autoritária”. O parlamentar criticou o fato de o STF usar o aparato policial como forma de perseguição política. “Isso coloca a democracia em risco”, disse. “O silêncio jamais será uma opção diante da injustiça.”

YouTube videoYouTube video

Representantes da Câmara dos Deputados também se manifestaram sobre a operação da PF contra o ex-presidente. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF), por exemplo, lembrou que “corruptos confessos são soltos, enquanto inocentes, simplesmente por serem opositores, são calados, presos e perseguidos”.

YouTube videoYouTube video

“Bolsonaro não cometeu crime”, afirmou Bia Kicis. “O único crime que ele cometeu foi escolher ser opositor desse regime. As medidas cautelares contra o ex-presidente não se sustentam na lei.”

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) afirmou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro sofreu constrangimentos quando os agentes da PF entraram na casa do ex-presidente.

“Tamanho constrangimento que os policiais causaram ao entrar na casa de Michelle enquanto ela estava de pijama”, afirmou a senadora. “Da humilhação nasceu uma grande líder. Bolsonaro vai se calar. Mas uma nova líder está surgindo.”

O julgamento de Bolsonaro

Nesta sexta-feira, a 1ª Turma do STF formou maioria pela manutenção das medidas cautelares impostas a Bolsonaro. O julgamento ocorre em plenário virtual até a próxima segunda-feira, 21.

O ex-presidente Jair Bolsonaro: segundo a PGR, participação no núcleo de uma suposta tentativa de golpe | Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilO ex-presidente Jair Bolsonaro: segundo a PGR, participação no núcleo de uma suposta tentativa de golpe | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo a PGR, teve participação no núcleo de uma suposta tentativa de golpe | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O processo tramita depois de Moraes autorizar mandados de busca e apreensão na casa do ex-presidente e na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília. As acusações envolvem críticas à Justiça e ataques à soberania nacional.

O inquérito foi instaurado depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, em resposta ao que classificou como perseguição política a Bolsonaro.

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: