A reação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, virou assunto nas redes sociais depois de ele mostrar o dedo do meio no estádio. O incidente ocorreu na quarta-feira 30.
O gesto gerou críticas principalmente entre apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo parlamentares federais e municipais.
Personalidades como o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) utilizaram suas redes para indagar a conduta do magistrado, recentemente alvo de sanções impostas pelos Estados Unidos pela chamada Lei Magnitsky, que limita o acesso do magistrado a serviços financeiros e tecnológicos no exterior.
Repercussão nas redes sociais
Nas redes, Nikolas Ferreira compartilhou uma foto e perguntou: “Isso é postura de ministro sancionado?”, afirmou o parlamentar. Carlos Bolsonaro também ironizou o gesto, parabenizando Moraes de forma sarcástica.
– Isso que é democracia, respeito ao povo e Liberdade de expressão! Parabéns Deus Moraes! Você sabe que é muito maior que isso tudo! Então vamos de soberania: https://t.co/nMZIJB1sJp
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) July 31, 2025
A deputada Julia Zanatta (PL-SC) brincou nas redes dizendo que o gesto seria dirigido ao jornalista Allan dos Santos, que atualmente está nos Estados Unidos.
Já o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) afirmou que o gesto poderia representar uma agressão à torcida.
Recomendo a todas as pessoas que estavam no estádio e se sentiram agredidas com esse gesto obsceno do Moraes que entrem na justiça contra ele. Afinal, liberdade de expressão não é liberdade de agressão pic.twitter.com/67KvM6tOnY
— Gustavo Gayer (@GayerGus) July 31, 2025
O ex-advogado de Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten, opinou que, caso o gesto tivesse partido do ex-presidente, a repercussão seria ainda maior.
Se o Presidente fizesse um gesto obsceno ou falasse um palavrão teríamos:
7 capas;
26 homepages;
3 plantões extraordinários;
46 notas de repúdio;
19 associações pedindo Impeachment;
Esqueci de algo?— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) July 31, 2025
O gesto obsceno de Moraes


Horas depois de ser formalmente sancionado pelo governo dos Estados Unidos, o ministro Alexandre de Moraes compareceu à Neo Química Arena para acompanhar o clássico entre Corinthians e Palmeiras na noite da quarta-feira 30.
Segundo relato do jornal O Estado de S. Paulo, Moraes chegou ao estádio acompanhado de sua mulher, sorriu para o público, acenou e realizou um gesto obsceno com o dedo médio. Depois de ser abordado por um interlocutor, respondeu com a frase: “Vai, Corinthians”.
De acordo com o jornal, não houve registro de tumultos relacionados à presença do ministro. Ele permaneceu em um dos camarotes do estádio e, até o momento da apuração, não se observou nenhum episódio de alvoroço diante de sua presença.
Esta não é a primeira vez que Moraes prestigia partidas de futebol na arena corintiana. Em março deste ano, esteve no local para assistir à final do Campeonato
+ Leia mais notícias de Política em Oeste