Menos de 48 horas após a eliminação do Palmeiras na CONMEBOL Libertadores, em um jogo eletrizante contra o Botafogo, chegaram as reclamações da torcida. A Mancha Verde, principal organizada do clube, emitiu uma nota com cobranças em relação ao clube, que nas últimas semanas já tinha caído também da Copa do Brasil.
“Sinalizamos lá em 2023 que era preciso reforçar o elenco para uma temporada duríssima e, ao menor sinal de risco, fomos à Academia pedir um diálogo para evitar o pior. Mas, em ambos os casos, não quiseram nos ouvir, e o resultado é o fim precoce de um ano que parecia tão promissor”, iniciou a nota, que citou alguns dos motivos apontados pelos torcedores para as derrotas, citando até mesmo o técnico Abel Ferreira.
“As eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores aconteceram pelo mesmo motivo: a covardia nos jogos de ida, no Rio de Janeiro. Sabemos que não é possível ganhar sempre, mas o que exigimos é atitude, e foi logo isso que faltou: a covardia nos levou a perder os dois confrontos fora de casa. Abel Ferreira é o maior treinador da história do Palmeiras, mas mesmo os ídolos estão sujeitos a críticas, e fica aqui o registro de que a postura covarde tem a ver com erros no planejamento tático e com invenções na escalação e nas substituições.”
A Mancha ainda fez alguns questionamentos: “Abel perdeu o comando do elenco? Os jogadores não estão mais assimilando as orientações? Por que insistir em atletas em má fase? E por que, em compensação, alguns reforços não vêm sendo utilizados?”
Por fim, a torcida ainda criticou Leila Pereira e a diretoria por conta da postura de, segundo eles, não fazerem muitas contratações. “A direção do clube pode estar mais preocupada em inaugurar piscina ou com show de axé para um pequeno número de associados, mas os milhões de palmeirenses querem saber de um time forte e que honre a camisa. Uma pergunta para quem lidera o clube: é com esse elenco que o Palmeiras vai disputar o Super Mundial nos EUA?”