Embora não confirme oficialmente, o Flamengo não vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026. A informação foi divulgada primeiramente pelo canal Flazoeiro e confirmada pela ESPN.
A decisão tem a ver com o apertado calendário de competições da atual temporada. Segundo apurou a reportagem, os clubes brasileiros se veem asfixiados com a maratona de jogos. E com o Flamengo não é diferente.
A transição do fim da temporada 2025, que termina no dia 7 de dezembro, com o início da de 2026, marcado para 11 de janeiro já é algo considerado bastante apertado. E o Flamengo pode sofrer ainda mais se tiver sucesso nas competições que ainda está disputando títulos. Há um consenso interno que será cada vez mais difícil um time que tenha sucesso esportivo no profissional ter calendário para disputar a Copinha.
Caso conquiste a CONMEBOL Libertadores contra o Palmeiras, no dia 29 de novembro, em Lima, com transmissão do Disney+, o time rubro-negro garante vaga no Intercontinental. O que significa menos tempo entre uma temporada e outra.
Como o torneio Fifa tem decisão marcada para o dia 17 de dezembro, o risco de o Flamengo ir até o fim tornou de fato inviável para o time carioca disputar a Copinha. Os cariocas não terão outra alternativa que não seja depender dos jovens para iniciar a temporada, que desta vez começará ainda mais cedo.
A intenção do Flamengo é utilizar os garotos da base no início do Campeonato Carioca, assim como vem fazendo nos últimos anos. Vale lembrar que o Brasileirão em 2026 terá início no dia 28 de janeiro, competição onde Rubro-Negro planeja já ter condição de jogo para boa parte do elenco.
Se também for campeão do Brasileirão, o Flamengo irá defender o título da Supercopa, competição que abre o calendário nacional do futebol brasileiro. Assim como em 2025, caso garanta vaga no ano que vem, a intenção rubro-negra é tentar ter força máxima.
Além do calendário, a visibilidade do Carioca é algo que a diretoria enxerga com bons olhos para aos jovens do time. Ir bem na competição pode garantir um espaço no elenco principal de Filipe Luís ou até mesmo uma negociação para mercados estrangeiros.


