Depois de vencer o Internacional por 1 a 0, na última quarta-feira (13), pela partida de ida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, o Flamengo volta a encarar o Inter, desta vez pelo Brasileirão, no domingo (17), às 18h30 (de Brasília), em ‘repeteco’ antes da decisão no torneio continental.
Os próximos dois encontros diante do Colorado acontecerão no Beira-Rio. E o técnico Filipe Luís tem testes a fazer na partida do nacional de olho na busca pela vaga na competição sul-americana.
Tratando as duas competições em pé de igualdade, o comandante mandará o que tem de melhor a campo. No entanto, o melhor não significa força máxima, já que os testes físicos guiam o Flamengo na temporada e, diante disso, mudanças poderão acontecer de olho em manter o elenco saudável na temporada.
A primeira troca acontecerá na lateral-direita. Emerson Royal deixou o Maracanã com dor no tornozelo após ser substituído no intervalo por Varela. E o uruguaio deve ser o responsável pela lateral na partida do Brasileirão.
Na zaga, enquanto Léo Ortiz vem de 12 jogos seguidos como titular, sendo apenas um saindo no intervalo, Pereira foi titular nos últimos oito jogos seguidos. E a tendência é de que a dupla siga atuando, já que o próprio Filipe Luís admitiu ser difícil colocar dois jovens como João Victor e Cleiton em momento crucial da temporada – vale lembrar que Danilo se recupera de lesão.
Na esquerda, os três laterais estão aptos, com Alex Sandro sendo titular e homem de confiança. Ele foi titular nos últimos dois jogos, mas é um atleta que causa um sinal de alerta pela idade e a questão física. Quando atuou por oito partidas seguidas (seis pelo Flamengo e duas pela seleção) acabou se lesionando. Caso seja preservado, Ayrton Lucas será o titular, com Viña como opção.
A posição de volante, ao lado da zaga, tem sido a função mais delicada para Filipe Luís, que não conta com Pulgar e De La Cruz. O uruguaio pode retornar diante do Inter no Brasileirão, mas vem sofrendo bastante com lesões. Jorginho é absoluto e peça fundamental para o comandante. Por isso, não está descartado que Allan e Evertton Araújo sejam os titulares no Brasileirão, com o camisa 21 sendo preservado para Libertadores.
Quem também pode atuar na função de Jorginho é Saul, como Filipe já admitiu. O espanhol ainda carece de ritmo de jogo e entrosamento e uma chance diante do Inter é algo que pode acontecer. O mesmo vale para Carrascal, que entrou no segundo tempo da partida de quarta-feira e agradou o comandante. Para finalizar, Arrascaeta retorna após cumprir suspensão e será titular.
No ataque, Samuel Lino, Plata, Luiz Araújo e Bruno Henrique formaram o quarteto, com Pedro e Cebolinha entrando no decorrer da partida. Com a volta de Arrascaeta e a possibilidade de Carrascal iniciar jogando, o ataque deve passar por mudanças.
Líder do Brasileirão, o Flamengo tem 40 pontos, três a mais do que o Cruzeiro, vice-líder, além de ter um jogo a mais do que os mineiros. A diferença para o Palmeiras, terceiro colocado, é de quatro pontos, mas os paulistas têm um jogo a menos em relação aos cariocas.