A quarta-feira (1º) será marcada por instabilidade em várias regiões do Brasil, enquanto áreas do Sudeste e do Centro-Oeste devem enfrentar calor intenso e baixa umidade do ar.
Sul
A entrada de ventos marítimos mantém o tempo instável sobre boa parte do Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva isoladas e de fraca intensidade ao longo do dia, especialmente no norte, na Costa Doce, na Serra, no litoral e na região metropolitana.
Em Santa Catarina e no Paraná, a umidade e perturbações em níveis mais altos da atmosfera reforçam a instabilidade. As chuvas começam já pela manhã no interior e ganham força à tarde. No leste catarinense e no interior paranaense há risco de chuva forte. No litoral do Paraná, as pancadas variam entre fraca e moderada intensidade. A exceção será o norte do estado, que permanece com tempo firme, calor e umidade crítica.
Sudeste
A maior parte da região terá tempo seco. Há chance de chuva isolada apenas nas faixas litorâneas, como no litoral sul de São Paulo e no Espírito Santo. O leste paulista, incluindo a Grande São Paulo, também pode registrar pancadas de chuva rápidas.
No interior paulista, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o destaque será o calor intenso, com temperaturas próximas dos 40 °C e umidade em níveis de atenção e alerta. Entre o Triângulo Mineiro, norte e noroeste paulista, os índices podem cair abaixo dos 12%.
Centro-Oeste
As instabilidades se concentram no norte e oeste de Mato Grosso e no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, com pancadas de chuva irregulares à tarde, algumas de forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento.
No restante da região, a atuação de uma área de alta pressão mantém o tempo firme, ensolarado e seco. Em Goiás, no Distrito Federal e em parte de Mato Grosso, a umidade deve atingir níveis de alerta e até de emergência.
Nordeste
A circulação de ventos marítimos leva umidade para a faixa leste da região, com chuva entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte. Entre Alagoas e Pernambuco, a chuva pode ser mais forte em alguns momentos.
Já no interior, o tempo segue firme, quente e seco. No sertão nordestino, a umidade se mantém em níveis críticos, e o risco de queimadas permanece elevado.
Norte
As instabilidades continuam atuando sobre Amazonas e Roraima, com pancadas de chuva que variam de moderada a forte intensidade. Também deve chover, de forma isolada, no Acre, em Rondônia e no oeste do Pará. Já Amapá e Tocantins devem ter tempo firme ao longo do dia.