Baanksy, uma ovelha curiosamente conhecida por fazer pinturas, desapareceu de uma fazenda na África do Sul. As obras artísticas do animal alcançam altos valores no mercado de arte.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A proprietária da ovelha, Joanne Lefson, relatou que a última vez que viu o animal foi em 1º de fevereiro. Sem sinais de arrombamento, suspeita-se que Baanksy tenha sido furtada ou se perdido na região vinícola de Winelands, no oeste sul-africano.
Em entrevista ao jornal Daily Voice, Joanne explicou que “uma família do Reino Unido tinha reservado uma encomenda da Baanksy para 2 de fevereiro, mas ela acabou por não ser feita”. A busca pelo animal começou imediatamente, e uma queixa formal foi registrada na polícia, que investiga o caso.
Não há pistas sobre o paradeiro da ovelha


“Não temos quaisquer pistas”, afirmou Joanne. “Ou foi roubada, mas não havia sinais de arrombamento, ou se perdeu. Não sabemos porque é que esta ovelha em particular desapareceu quando temos dez delas.”
Treinada pelo famoso porco artista Pigcasso, Baanksy iniciou sua carreira artística em 2024 e já conquistou um público internacional com suas obras. Para ajudar na localização da ovelha, seus donos oferecem uma recompensa de R$ 1,2 milhão por informações sobre seu paradeiro.
Uma característica que pode facilitar a identificação de Baanksy é a presença de tinta em seus cascos, resultado de sua atividade artística.