COM ASSESSORIAS – Como parte do II Festival Gralha Azul, Glória Kirinus apresentou a palestra “Quando poetas pensam a educação” na noite de ontem (11), no Sesc Estação Saudade, instituição parceira do evento. A iniciativa, promovida pela ABC Projetos Culturais, possui apoio da Lei Municipal de Eventos Geradores de Fluxo Turístico, com patrocínio da Continental do Brasil e parceria com o Sesc Estação Saudade, Academia de Letras dos Campos Gerais, RPC, Curso de Jornalismo da UEPG, através do Núcleo de Produção Audiovisual.
A palestra foi mediada por Neuza Helena Postiglione Mansani, da Academia de Letras dos Campos Gerais, que iniciou a noite com a leitura do poema Se tivesse tempo, de Glória Kirinus, ressaltando o trabalho poético da escritora.
Em relação à literatura e poesia como parte do ensino, a autora reflete sobre a vitalidade poética na educação: “primeiro, é importante pensar que a linguagem e a poesia nasceram juntas, bem depois que começamos a nos dissociar. Tanto que vemos fauna e flora batizadas de metáforas, os nomes próprios das flores, das frutas, dos rios, das montanhas, são metáforas vivas. Essa consciência na sala de aula permite esse pensar poético”, afirma.
Durante a conversa, surgiram reflexões sobre o sistema de ensino. A autora contou que sempre a incomodou o hábito de cobrança das direções em relação aos professores para atingir metas, já que prefere valorizar o lado subjetivo desse processo. Também destacou que quando o saber se une ao sentir, a presença em sala de aula ganha uma qualidade especial. Neste momento, outros professores presentes também compartilharam momentos vividos na profissão, em um momento de debate e reflexão.
Glória ainda relembrou que desde 1985, com o lançamento do seu primeiro livro “O Sapato Falador”, mantém uma relação de afeto e muitas vindas a Ponta Grossa. Além disso, destaca o significado em participar do festival: “estar aqui neste evento e sentir o carinho de tantas novas autoras, de professoras, de estudantes, de fato, é um grande privilégio”, relata.
A programação do festival segue hoje (12), a partir das 13h30. O encerramento acontece com Miguel Sanches Neto, às 19h, no auditório do Sesc Estação Saudade, que irá ministrar a palestra “Literatura como comunicação lúdica”. Em seguida, o autor realizará o lançamento dos livros infantis “Estatuto de um novo mundo para os animais” e “Um cachorro chamado Socorro”, projeto “Coleção Arma Palavra” aprovado pela Lei Rouanet.