O Palmeiras está nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores! Com a vaga adiantada após goleada por 4 a 0 sobre o Universitario em Lima, o Verdão não entrou no jogo nesta quinta-feira (21), teve atuação morna no Allianz Parque, e ficou no empate por 0 a 0, carimbando sua vaga para a próxima fase.
Nas quartas, a equipe palestrina terá pela frente o River Plate, com ida em Buenos Aires e decisão mais uma vez dentro de casa.
O Verdão fez um jogo ruim e decepcionou a torcida, que esperava ver uma vitória para coroar a classificação. O empate quebra a sequência de sete vitórias em sete jogos do time na atual edição da competição.
Surpreendentemente, Abel Ferreira poupou apenas Piquerez dos titulares disponíveis, mesmo após ter vencido fora de casa por quatro gols.
Com a participação assegurada na próxima fase, o Alviverde embolsou 1,7 milhão de dólares, cerca de R$ 9,6 milhões.
O valor se soma ao que o clube já tinha garantido com as seis vitórias em seis jogos na fase de grupos e a vaga nas oitavas. Ao todo, o clube já ganhou R$ 44,6 milhões.
Será a quinta vez que o Palmeiras jogará as quartas da Libertadores em seis participações com Abel Ferreira no comando da equipe, e a sétima nos últimos oito anos.
Como foi o jogo
Classificado, o Palmeiras passou longe de encantar a torcida no Allianz Parque. Mesmo com um time menos mexido do que o esperado, o Verdão não foi bem.
A eliminação nunca chegou a estar em consideração, pela vantagem construída na ida, mas o Universitario foi melhor na capital paulista.
Desde cedo, os peruanos se lançaram ao ataque e pressionaram para, ao menos, se despedirem com dignidade da competição, incomodando uma das potências do continente.
Aos 8 minutos, Concha acertou chute forte da entrada da área e balançou a rede, sem qualquer chance para Weverton, mas após análise do VAR a jogada foi anulada por impedimento no lance. Na trajetória do chute, Churín, atacante ex-Grêmio, estava em posição irregular e, segundo a análise da arbitragem, atrapalhou a visão do goleiro palestrino.
O Universitario seguiu em cima, criando mais boas oportunidades no primeiro tempo, sem conseguir furar a defesa do Verdão.
A melhor chance do Palmeiras veio aos 47 do primeiro tempo, quando Allan subiu mais que os defensores peruanos e cabeceou na trave após bom cruzamento de Maurício.
Na etapa final, o cenário foi mesmo: Universitario tomando a iniciativa e donos da casa acuados, deixando o tempo passar.
Um bom quadro do que foi o jogo é Weverton ter sido eleito o melhor em campo, ganhando o prêmio de ‘herói do jogo’ da Conmebol.
O jogo frustrou os mais de 33 mil torcedores presentes no Allianz Parque, e acabou com bela festa dos peruanos, que vieram em grande número a São Paulo e voltam orgulhosos da equipe, que dá adeus à Libertadores.