A vitória do Palmeiras sobre o River Plate, em um Monumental de Núñez lotado, garantiu um feito que poucos clubes brasileiros fizeram na Argentina em jogos da CONMEBOL Libertadores.
Agora, o Verdão é apenas o terceiro clube do Brasil a vencer o River no Monumental e o Boca Juniors na Bombonera. Cruzeiro e Fluminense são os outros.
O primeiro a conseguir tal façanha sobre os maiores times da Argentina foi o Cruzeiro, que bateu o Boca na Bombonera em 1994, por 2 a 1, gols de Paulo Roberto e Roberto Gaúcho, e depois superou o River Plate por 1 a 0, em 2015, gol marcado por Marquinhos.
O Fluminense alcançou o feito anos depois. Primeiro derrotou o Boca por 2 a 1, gols de Fred e Deco, na Libertadores de 2012, para depois superar o River por 3 a 1, na edição de 2021 do torneio.
O torcedor palmeirense mais atento lembrará da vitória por 3 a 0 sobre o River na semifinal de 2020, já com Abel Ferreira. Aquela partida, no entanto, foi disputada no Estádio Libertadores da América, casa do Independiente, pois o Monumental estava fechado para reformas.
Flamengo, São Paulo, Grêmio, Santos, Paysandua e Internacional foram outros brasileiros a vencer nos míticos estádios de Boca e River pela Libertadores, mas nunca nos dois lugares. O Tricolor entraria neste grupo se levados em conta outros torneios organizados pela CONMEBOL.
Com o triunfo desta quarta, o Palmeiras sequer precisará vencer na próxima quarta-feira (24) para se classificar à semifinal da Libertadores. Um empate garante a vaga para o time de Abel Ferreira, enquanto o River terá que ganhar por dois gols de diferença.