Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Palmeiras x Flamengo: como 1ª final única da Libertadores salvou Conmebol na busca por ‘padrão Champions’

Palmeiras e Flamengo duelam pela final da CONMEBOL Libertadores neste sábado (29), a partir das 18h (de Brasília), com transmissão ao vivo do Disney+. E para entender por que Lima foi escolhida para sediar a decisão única pela segunda vez na história, é preciso voltar até 2019.

Quando optou por acabar com as finais em ida e volta e adotar um jogo único, a CONMEBOL queria adotar um “padrão Champions League” para a sua principal competição. Depois de algumas críticas por conta da mudança, o que alterou uma tradição do futebol sul-americano, a entidade passou por uma crise que poderia até fazer a escolha da final única perder força nos bastidores.

Quando o Flamengo ganhou do Grêmio por 5 a 0 e carimbou o passaporte para a final da Libertadores de 2019 contra o River Plate, o destino era Santiago. Mas, como a capital chilena passava por uma crise política, a CONMEBOL prezou pela segurança e mudou a sede um mês antes da decisão. Assim, Lima foi a escolhida para receber River x Flamengo.

Torcedores com passagens compradas, clubes com logísticas definidas… as críticas em cima da CONMEBOL só aumentavam. E quando o estado do gramado do Monumental, casa do Universitário, se tornou público, a final da Libertadores entrou em ebulição. O campo de jogo estava um pasto e exigiu uma força-tarefa dias antes da partida.

Na época, a entidade correu e investiu pesado para ter uma final digna de Champions League. Fazer feio ali significaria perder força nos bastidores e dar munição para quem era a favor da final de ida e volta.

Só que o clima que envolveu Lima para a final entre River e Flamengo ganhou a CONMEBOL. Ruas lotadas, clima de festa e nenhuma briga. O ambiente amistoso entre brasileiros e argentinos durante toda a semana da decisão deram pontos positivos para a final única. O jogo, porém, seria o teste de fogo.

Quando a bola rolou para River e Flamengo, o gramado não foi um problema. Obviamente, as condições que Palmeiras e Flamengo terão na final de 2025 serão melhores do que há seis anos, mas nada que comprometesse o que foi aquela decisão em Lima.

A capital foi um “tampão” que deu certo, principalmente pelo enredo que se formou na decisão. Uma virada história do Flamengo com dois praticamente nos acréscimos, uma festa apoteótica da torcida rubro-negra que era maioria diante do atual campeão da época e que ganhou o carinhos dos peruanos. Guerrero, principal nome do futebol peruano no século, havia jogador no time carioca há um ano. Apesar do pouco brilho, o nome do herói nacional ainda era ligado ao Flamengo e ajudou os cariocas nessa decisão.

Quem mais ganhou com isso foi a CONMEBOL. Depois de dois anos em pandemia e uma final em Guayaquil sem pouco apelo, a entidade foi na “bola de segurança”. Escolheu o Maracanã em 2023 e contou com o Fluminense atuando em casa contra um gigante Boca Juniors; no ano seguinte rumou a final para a Argentina, no reformado Monumental de Núñez para brindar o Botafogo campeão pela primeira vez com a casa do River Plate pintada de preto de branco – o Atlético-MG era o outro finalista e também fez bonito no clube.

Com finais em Brasil e Argentina em 2023 e 2024, respectivamente, a CONMEBOL escolheu a sua queridinha Lima, que a salvou em 2019 com um clima espetacular e agora recebe talvez a maior final brasileira da história da Libertadores. Quem será o primeiro tetra do país? Flamengo ou Palmeiras? A bola rola às 18 (de Brasília), com transmissão do Disney+.

Onde assistir a Palmeiras x Flamengo?

Você acompanha Palmeiras x Flamengo pela final da CONMEBOL Libertadores, neste sábado (29), a partir das 18h (de Brasília), com transmissão do Disney+.

Compartilhe:

Veja também: