Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Paquetá dentro, Rodrygo fora: Ancelotti justifica critérios para convocação

O meio-campista Lucas Paquetá, do West Ham, foi uma das novidades na convocação do técnico Carlo Ancelotti, que anunciou nesta segunda-feira (25) a lista dos atletas que defenderão a seleção brasileira nos jogos contra Bolívia e Chile, em setembro, pelas duas últimas rodadas das eliminatórias.

O meia não esteve na primeira convocação de Ancelotti e não era chamado desde novembro de 2024. O treinador foi questionado sobre a escolha e afirmou que o objetivo é conhecer o jogador.

“Paquetá está na convocação porque quero conhecê-lo. Ele tem muita qualidade e é um meia muito importante que pode jogar em diferentes posições. Quero aproveitar esse tempo para conhecê-lo melhor”, disse, em entrevista coletiva.

Lucas Paquetá foi absolvido, no último mês, de uma acusação de envolvimento com apostas esportivas. A FA (Associação de Futebol da Inglaterra) vinha investigando o caso desde maio de 2024.

O diretor Rodrigo Caetano, no entanto, afirmou que o chamado neste momento foi “técnico” e que ele havia sido preservado na última convocação.

“O Paquetá esteve convocado em situações até ele ser julgado ou investigado. Nós fomos muito claros, até na Copa América do ano passado. A partir desse momento, não é porque a CBF tem esse poder de julgar, muito pelo contrário, é uma preservação do atleta. Na última convocação, nós conversamos para não traze-lo no momento que estava findando esse tipo de discussão”, disse.

“Graças a Deus, ótimo termos ele com tudo isso esclarecido e tê-lo aqui apto a colaborar com a seleção. Foi mais uma preservação a ele porque todos nós somos seres humanos e o atleta também. Às vezes, nós esquecemos disso. Imagina o que ele e a família dele não viveram nesse período. Agora que ele tem foco no West Ham e na seleção, a decisão passou a ser técnica”, completou.

Rodrygo fora

Ao mesmo tempo em que quer conhecer Paquetá, Ancelotti não chamou Rodrygo, com quem trabalhou no Real Madrid, por outro lado convocou Casemiro, hoje no Manchester United, que também já foi seu jogador. O treinador explicou o critério.

“Eu não posso chamar todos os jogadores que não conheço porque acho que esse grupo tem que ter uma base fixa de jogadores que são muito importantes e que serão muito importantes para a Copa do Mundo. Ao redor desse grupo, temos que colocar jogadores que no futuro podem estar na lista definitiva”, afirmou.

O italiano também elogiou Rodrygo e reiterou a necessidade de uma base de atletas para compor o grupo que vai disputar a Copa do Mundo.

“A ideia é essa, ter um grupo fixo de 14 ou 15 jogadores que hoje eu posso pensar que vão estar no Mundial. Os outros, rodar um pouco para ter uma lista definitiva”, iniciou.

“Eu tenho muito carinho pelo Rodrygo e por todos. Ontem ele jogou muito bem pelo Real Madrid. Foi o primeiro jogo dele depois de muito tempo, então ele ainda tem tempo para se recuperar e voltar para a seleção”, seguiu.

“Um critério muito importante que a comissão considera é o aspecto físico. Um jogador que joga na seleção tem que estar 100% de sua condição física. Isso é um critério muito importante para todos porque em qualquer posição há muita competência. Se o jogador não está 100%, posso chamar outro sem nenhum problema”, concluiu.

Convocação da seleção brasileira:

GOLEIROS

DEFENSORES

MEIO-CAMPISTAS

ATACANTES

O Brasil vai entrar em campo no dia 4 de setembro, às 21h30 (de Brasília), contra o Chile, no Maracanã, pela 17ª rodada das eliminatórias.

O compromisso final do qualificatório será em 9 de setembro, às 20h30 (de Brasília), contra a Bolívia, no Municipal de El Alto, pela 18ª rodada.

Próximos jogos da seleção brasileira

Compartilhe:

Veja também: