O Paraná amanheceu com 0ºC nesta quarta-feira (10). O registro foi feito por volta das 6h30 pelo termômetro de uma chácara que fica no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, na região central do estado.
O proprietário do local fez vídeos mostrando como ficou o cenário em meio ao frio – que deixou um veículo do homem congelado, por exemplo.
Para esta quarta e os próximos dias, o Sistema de Meteorologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) estima que o estado deva passar por uma “gangorra de temperaturas”; ou seja, registrar diversas variações nos termômetros, nos mesmos lugares. Veja previsão do tempo por região mais abaixo.
Nas estações meteorológicas do órgão, a menor temperatura registrada nesta quarta-feira (10) foi 2,7ºC, em Palmas, no sul do Paraná. De acordo com os meteorologistas, a queda dos termômetros se deve à soma da rápida passagem de uma frente fria e uma massa de ar frio pelo estado.
A previsão do Simepar é que, na quinta-feira (11), as temperaturas continuem baixas ao amanhecer, em especial no centro-sul, mas voltem a subir em quase todo o estado durante a tarde. Com isso, a amplitude térmica (diferença grande entre as temperaturas mínimas e máximas) ganha destaque.
“Durante a tarde, as temperaturas se elevam bastante em todas as regiões, ultrapassando a marca dos 25°C em praticamente todos os municípios. Se destaca o noroeste, com marcas ao redor dos 33°C. Áreas de instabilidade se deslocam do Paraguai em direção ao Paraná da tarde para a noite: com isso, pancadas de chuva com algumas trovoadas pontuais são esperados no oeste e sudoeste do estado”, explica o órgão.
De quinta (11) até sábado (13), pancadas isoladas de chuva são aguardadas no interior, no período de maior aquecimento. De acordo com o Simepar, na sexta (12,uma nova frente se desloca pelo oceano e traz reforço do ar frio no estado, com leve redução nas mínimas e máximas em todas as regiões, em especial no leste – onde a cobertura de nuvens será mais persistente.
“Na sexta-feira e no sábado o cenário é muito parecido: temperaturas amenas no amanhecer (destaque para a metade sul do Paraná), pancadas isoladas de chuva no inferior e maior nebulosidade na faixa leste. O Sol aparece em todas as regiões, mas as temperaturas diminuem no leste”, dizem os meteorologistas.
Gangorra de temperaturas
O Simepar destaca que a gangorra nas temperaturas está sendo grande ao longo da semana.
Curitiba teve máxima de 21,1°C na segunda-feira (8), mas amanheceu com 15,1°C na terça (9) e nesta quarta (10) deve ficar com as temperaturas entre 7°C e 23°C (menos da metade da temperatura mínima de terça). Para quinta (11), a previsão é que os termômetros fiquem entre 10°C e 25°C.
Loanda, no noroeste, chegou a 37°C na tarde de segunda-feira (8), e amanheceu com 18,8°C na terça-feira (09). As temperaturas devem ir de 14°C a 30°C na quarta (10), e de 16°C a 33°C na quinta (11).
“Já em Palmas, que frequentemente registra a menor temperatura do estado entre as estações meteorológicas do Simepar, a gangorra é ainda maior. A cidade no domingo (7) teve mínimas de 6,1°C, na segunda (8) a temperatura mínima subiu para 9,9°C, e na terça (9) para 12,4°C. Na quarta (10) a cidade deve amanheceu com 2,7°C, na quinta (11) deve amanhecer com 8°C e na sexta (12) com 10°C – os três dias com máxima prevista de 24°C”, aponta.
Fonte: g1