Uma parceria para investimentos no agronegócio entre os governos do Paraná e de Mato Grosso do Sul, estados que fazem divisa, foi anunciada nesta quarta-feira (12) durante o Show Rural Coopavel 2025, em Cascavel, município do oeste paranaense.
A aliança estratégica de investimentos no setor visa a infraestrutura e as alternativas logísticas entre os territórios. Agora, junto com a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar), as duas unidades federativas devem alinhar o pacote orçamentário para essa demanda.
De acordo com o secretário do Planejamento do Paraná, Guto Silva, a parceria ultrapassa a questão logística, sendo também direcionada à educação de crédito das cooperativas.
“Isso significa menos custo na produção e esse recurso significa dinheiro no bolso do produtor. Estamos muito felizes em poder avançar com esse tipo de parceria, de diálogo para que a gente consiga acompanhar com os governos estaduais essa evolução produtiva que ambos os estados têm vivenciado”.
Segundo ele, o aumento da produção agropecuária e da atividade econômica como um todo naturalmente aumentam a demanda por mais infraestrutura. “Quando a gente fala de infraestrutura, não estamos pensando apenas em rodovia; tem a ferroviária, tem gás, tem a questão da eletrificação […]”
Já o consultor de empresas Valter Campagnolo ressaltou que o Brasil precisa desse tipo de parceria. “O nosso estado do Paraná e também os vizinhos, como Mato Grosso do Sul, nós precisamos nos unir em torno dessas causas, tanto para o fluxo dos produtos, das safras, quanto para toda a logística e todo o desenvolvimento. As divisas entre os estados não deveriam ser empecilho para qualquer desenvolvimento”.