Estado foi o segundo com mais registros de ocorrência no primeiro semestre
Publicado: 17/07/2025, 18:14

Até março deste ano já foram contabilizados 87 casos de feminicídios no PR –
Em 2024 foram registrados mais de 70 mil casos de mulheres vítimas de violência no Paraná, mais de 50 mil pedidos de medidas protetivas, segundo a delegada Luciana de Novaes, que comanda às 21 Delegacias da Mulher do Estado. Esses são dados que foram apresentados durante a audiência pública “Violência Política de Gênero” ocorrida na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A discussão ocorre uma semana antes do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio (22 de julho) e traz relatos de mulheres e parlamentares alvo de violência no legislativo e tentativa de silenciamento nos espaços que ocupam.
O Mapa da Segurança Pública de 2024 mostra que sete mulheres foram mortas por dia no Brasil. No Paraná, no primeiro semestre de 2024, o estado registrou 168 casos (69 consumados e 99 tentativas), sendo o segundo estado com mais ocorrências no período. Já neste ano, o Laboratório de Estudos de Feminicídios da UEL (Universidade Estadual de Londrina) contabilizou 87 feminicídios até março.
No próximo dia 22 de julho, é Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data foi definida em memória à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, vítima do crime. A data será marcada pela realização da 3ª Caminhada do Meio-Dia contra o Feminicídio, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), do Governo do Paraná. Mais de 150 cidades confirmaram participação.
Confira a matéria completa em Brasil de Fato