Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Parlamentares rebatem Lula depois de ataque a Trump

A semana começou com discussões acaloradas no cenário político brasileiro e internacional. Divergências entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump estão no centro das atenções da imprensa brasileira, depois de o petista atacar o republicano nas redes sociais. 

Parlamentares de oposição ao governo reagiram à investida de Lula. O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), por exemplo, afirmou que a postura do presidente brasileiro representa “um vexame diplomático internacional”.

O ataque de Lula

Nesta segunda-feira, 7, Trump afirmou que autoridades brasileiras se dedicam apenas a perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula não gostou da observação e rebateu a declaração do norte-americano

“Somos um país soberano”, escreveu o petista. “Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Temos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei.”

Para os parlamentares da oposição, Lula perdeu mais uma oportunidade de se comportar como chefe de Estado. De acordo com os políticos, a ação do presidente brasileiro “agrava o isolamento internacional do Brasil”. “Transforma o país em palco de disputas partidárias ultrapassadas.”

De acordo com Sanderson, Lula reage como “militante rancoroso, não como presidente da República”. Para o parlamentar, atacar Trump representa uma “afronta à diplomacia, à soberania e à convivência entre as nações”.

Deputado federal Sanderson (PL-RS), vice-líder da oposição | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos DeputadosDeputado federal Sanderson (PL-RS), vice-líder da oposição | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Deputado federal Sanderson (PL-RS), vice-líder da oposição | Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

“Enquanto o mundo assiste o fortalecimento da direita, Lula se alinha com ditaduras e regimes fracassados”, afirmou Sanderson. “É um vexame internacional que expõe a decadência da política externa brasileira.”

O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE), por sua vez, disse que “é inacreditável ver Lula tentando posar de defensor da democracia enquanto ataca líderes como Trump e se cala diante de regimes autoritários”.

“Presidente do Brasil tenta desqualificar Trump”

Valadares declarou ainda que a hipocrisia é o retrato do petismo. “O povo brasileiro já percebeu a farsa”, disse. “Lula não tem autoridade moral para falar em democracia.”

Deputado federal Rodrigo Valadares | Foto: Divulgação/Câmara dos DeputadosDeputado federal Rodrigo Valadares | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Deputado federal Rodrigo Valadares | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Já o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) afirmou que o presidente do Brasil tenta desqualificar Trump, “mas o que ele consegue é envergonhar o Brasil”.

“O presidente norte-americano foi eleito democraticamente e representa um projeto vitorioso”, afirmou Nogueira. “Lula, em contrapartida, lidera um governo que empobrece o país, criminaliza a oposição e gasta bilhões em propaganda.”

YouTube videoYouTube video

“A fala de Lula sobre Trump é mais um exemplo do desespero de um governo que perdeu apoio popular”, declarou, por sua vez, o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM). “O Brasil precisa de diplomacia, não de militância ideológica”, completou o deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP).

Leia também:

Compartilhe:

Veja também: