O Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, pagou pelo impulsionamento de publicações nas redes sociais que responsabilizam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela tarifa de 50% imposta pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, sobre produtos brasileiros. A veiculação dos posts começou em 16 de junho.
O Partido dos Trabalhadores (PT), por outro lado, já havia feito o mesmo, ao pagar para ampliar o alcance de um vídeo que liga Bolsonaro ao tarifaço. A disputa inclui o uso das cores verde e amarela, tradicionalmente associadas à direita.
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De acordo com o site Poder360, o PL patrocinou oito publicações no Instagram e no Facebook. Os valores chegam a R$ 2 mil por anúncio, segundo dados da Biblioteca da Meta, empresa que controla as duas redes sociais.
A postagem com maior alcance registrou entre 800 mil e 900 mil impressões, número de vezes que o conteúdo apareceu em alguma tela. Esse pagamento para impulsionar publicações não é comum no PL.
Antes de julho, o partido havia patrocinado oito posts de março a abril, todos voltados à Região Nordeste. A última ação semelhante, porém, ocorreu apenas durante a campanha presidencial de 2022.
Publicações reforçam acusaçao de perseguição a Bolsonaro
Na publicação mais recente e mais visualizada, o PL afirma que Bolsonaro é vítima de perseguição política. O texto diz que “Lula mancha a faixa da Presidência da República com seu histórico de corrupção”, enquanto Bolsonaro “é perseguido pelo sistema sem nenhum crime, nenhuma comprovação”.
O segundo post com maior alcance, entre 600 mil e 700 mil impressões, apresenta um vídeo que responsabiliza Lula pela tarifa de Trump.
Outra publicação traz uma ilustração de Bolsonaro e a frase “Soberano é o povo”. Veja:
O partido de Lula, por sua vez, investe pesado no impulsionamento de publicações. Só em julho, o PT gastou ao menos R$ 224 mil para patrocinar dez publicações no Facebook e no Instagram.
Dessas, cinco eram sobre a eleição interna do partido. Outras duas traziam o slogan “Taxação BBB: Bilionários, Bancos e Bets”, uma das bandeiras do governo para ampliar a popularidade. As três restante tratavam do tarifaço.
Em duas delas, o PT usou um vídeo com inteligência artificial que retrata Bolsonaro como “Bolsoneco”, um boneco de ventríloquo controlado por Trump.