Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Passagem de frente fria temperaturas caírem no país, veja a previsão do tempo

A terça-feira (7) será marcada por mudanças no tempo em várias regiões do país, com chuva forte no Sul, aumento da nebulosidade no Sudeste e queda de temperatura em áreas do Centro-Oeste.

No Sul do Brasil, a circulação de umidade e perturbações na atmosfera mantêm o tempo instável entre Paraná e Santa Catarina. Logo nas primeiras horas do dia, núcleos de chuva ganham força e se espalham, provocando pancadas fortes acompanhadas de raios e ventos. Em Curitiba, o céu deve ficar encoberto durante todo o dia, com risco de alagamentos e enxurradas.

Em Santa Catarina, a chuva perde força ao longo da manhã. Já no Rio Grande do Sul, as precipitações se concentram entre a madrugada e a manhã, especialmente no norte e na serra, mas o tempo abre à tarde com o avanço de uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas e pode provocar geada nas áreas mais altas.

Enquanto no Sudeste, a frente fria alcança o litoral paulista e muda o tempo em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O dia será marcado por chuva isolada e moderada em partes do interior paulista, com maior intensidade no litoral, onde os volumes podem ser mais altos. No centro-norte de São Paulo, o sol ainda predomina e o calor segue intenso, com chance de pancadas rápidas no fim do dia.

No Rio de Janeiro e em áreas do sul e da Zona da Mata de Minas Gerais, há previsão de pancadas a partir da tarde. No Espírito Santo, a umidade do oceano pode provocar chuva leve em cidades do litoral.

Já Centro-Oeste, a aproximação da frente fria traz instabilidades para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com pancadas localmente fortes, raios e rajadas de vento — especialmente no nordeste sul-mato-grossense e no sul de Goiás. No Distrito Federal e em parte de Goiás, o tempo continua firme e quente, com umidade do ar em níveis críticos. Os ventos de sul começam a soprar e amenizam o calor em parte do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

No Nordeste, os ventos úmidos mantêm a chuva na faixa litorânea, sobretudo no litoral da Bahia, enquanto o interior segue seco e muito quente, com baixa umidade e risco para queimadas.

E no Norte do país, o calor e a umidade favorecem pancadas de chuva frequentes entre Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, que podem vir acompanhadas de temporais localizados. O noroeste do Pará também tem previsão de chuva forte, enquanto Tocantins segue com tempo firme e seco.

Compartilhe:

Veja também: