Quem me conhece sabe do encanto que tenho pelos patês e pelas terrines franceses. Não só para degustar, quanto para fazer.
Ouça a coluna de Luiz Augusto Xavier desta terça-feira (20):
Quando sei de alguma por aí, vou atrás. Nem sempre me dou bem, mas pelo menos tento encontrar as melhores.
Sabendo disso, o Carlos Feliz, da Adega Boulevard, me deu um toque, dias atrás: “venha até aqui, vamos fazer hoje uma degustação de patês e correlatos que recebemos…”
Nem estava em Curitiba, cheguei direto da estrada para lá e não me arrependi. Eram produtos da La Popote, de uma francesa radicada em Biguaçu, Santa Catarina.
A história da família dela está ligada, há mais de 150 anos, à história da gastronomia no sudoeste da França. O Sudoeste é uma terra de formação montanhosa, que obrigou a população a fazer importantes reservas de inverno. As reservas de carne foram feitas na forma de carnes salgadas e foi assim que la charcuterie se desenvolveu, assim como as especialidades baseadas no canard (pato) e de porc (porco).
Os produtos são todos fabricados em ligação com pequenos produtores locais da região, sustentando e girando a agricultura familiar brasileira.
Seus patês já receberam vários elogios de chefs franceses reconhecidos no Brasil, como Erick Jacquin (ele comentou no próprio Instagram da empresa), Olivier Anquier, Benoît Mathurin o ainda o consul geral da França, Yves Teyssier d’Orfeuil. Os produtos já foram aprovados na Casa Santa Luzia, Palato Supermercado e agora também na Boulevard. São seis primeiros produtos, em pote de 85g a 100g esterilizados, com vida de prateleira de dois anos.
Embora a produção da La Popote conte, então, com seis produtos, provei quatro deles, que foram os escolhidos pelo Feliz para compor o portfólio da Adega Boulevard.
Patê de fígado de pato tipo mousse de foie de canard (95g)
É uma bela escolha perfeita para os apreciadores dos prazeres refinados da mesa. Este patê é resultado de uma combinação meticulosa de ingredientes selecionados, oferecendo uma experiência gastronômica rica e elegante. Com 24% de fígado de pato, cada pote é uma celebração do artesanato culinário. Com um espumante, então…!
Patê de ovas de tainha tipo Tarama (85g)
Nada mais natural, ali na terra (ou no mar) da tainha. De sabor muito delicado, traz a essência das águas cristalinas do litoral de Santa Catarina diretamente para a mesa. Este patê, feito com ovas de tainha selecionadas (33%), celebra a rica tradição da pesca artesanal do estado, sendo um símbolo de sabor, sustentabilidade e tradição.
Patê de Pato tipo rillettes de canard (100g)
Esta é uma homenagem à autêntica culinária francesa, oferecendo uma experiência de sabor que combina tradição e qualidade. Este produto é feito com 54% de carne de pato, especificamente coxinhas da asa, que são cuidadosamente cozidas durante mais de 15 horas na gordura suína, para garantir uma textura desfiada suave e um sabor profundamente rico.
Patê de fígado de pato com geleia de cebola (95g)
Este foi o campeão de sabor, talvez até pela combinação, não muito comum por lá. O Patê de Fígado de Pato com Geleia de Cebola da La Popote é uma experiência gourmet única, ideal para aqueles que apreciam sabores complexos e texturas delicadas. Este produto artesanal combina a suavidade do fígado de pato com a doçura caramelizada da cebola, criando um equilíbrio perfeito entre riqueza e sutileza.
Os preços variam entre R$ 38,50 e R$ 42,50.
Adega Boulevard
Rua Voluntários da Pátria 539 – Centro
Fone 3224-8244
Instagram: @adegaboulevard
Horários: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 15h