A Polícia Civil do Paraná (PCPR) encerrou março, mês dedicado às mulheres, com mais de 80 ações educativas em todo o Estado. A iniciativa incluiu palestras e a distribuição de materiais informativos sobre violência contra a mulher.
A ação foi pensada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, e foi promovida pelas 21 Delegacias da Mulher localizadas em diversos pontos do Paraná. A iniciativa também está alinhada com o programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública, que prevê a conscientização e orientação de homens e mulheres para reduzir os casos de violência doméstica no Estado.
Os policiais civis estiveram em diversos pontos das cidades a fim de distribuir panfletos com informações sobre como identificar e denunciar a violência. Um dos diferenciais da ação foi a distribuição de porta-copos em bares e restaurantes no período noturno.
O material ilustra como fazer o gesto universal de socorro em caso de necessidade e possui um QR Code que direcionava para uma página com mais informações sobre violência contra a mulher.
Durante a entrega dos materiais educativos, agentes também esclareceram dúvidas e incentivaram denúncias, garantindo que a população tenha acesso às informações necessárias para buscar ajuda.
Diversas palestras também fizeram parte da iniciativa. Os policiais civis abordaram temas como a importância das medidas protetivas de urgência, violência doméstica, como pedir ajuda, empoderamento feminino, violência contra a mulher, relacionamentos abusivos, a importância da denúncia e canais de apoio disponíveis para vítimas e familiares, entre outros.
As palestras atingiram alunos de ensino médio, ouvintes de rádios locais, associações empresariais e estudantes universitários.
“Trabalhamos de forma contínua pela prevenção e combate à violência contra a mulher. Queremos promover a segurança pública para que mulheres e meninas vivam de forma digna e confiante, conheçam os seus direitos e saibam que a Polícia Civil está aqui para apoiá-las”, afirma a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes.