A Arábia Suadita e a Turquia abriram novos mercados para os produtos agropecuários do brasileiros, informa o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
Em relação aos arábes, as autoridades sanitárias do país aprovaram o Certificado Veterinário Internacional (CVI) para a importação de peixes ornamentais do Brasil.
Em 2024, os embarques agropecuários nacionais para aquele país somaram mais de US$ 2,7 bilhões, com destaque para carnes, complexo sucroalcooleiro, cereais, farinhas e preparações, além de complexo soja, informa a pasta.
Já a Turquia autorizou o Brasil a exportar hemoderivados e produtos lácteos não destinados ao consumo humano. De acordo com o Mapa, os turcos importaram do Brasil mais de US$ 3,1 bilhões em produtos agropecuários no ano passado.
Os destaques dessas compras foram para complexo soja, fibras e produtos têxteis, café, carnes, produtos florestais e animais vivos (exceto pescados).
Agora, com esses dois anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 20 aberturas de mercado em 2025, em um total de 320 novas oportunidades desde o início de 2023.