Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pesquisa mostra liderança de Moro na disputa ao Governo do Paraná

Sergio Moro (União), atual senador da República, lidera em todos os cenários do Paraná a corrida pelo Palácio do Iguaçu. É o que mostra a análise eleitoral mais recente da Neokemp Pesquisas, divulgada nessa quinta-feira (4). A amostragem entrevistou 1008 pessoas, entre homens e mulheres a partir dos 16 anos, de 2 a 3 de setembro. A margem de erro é de 3,1%, dentro do índice de confiabilidade de 95%.

A metodologia aplicada para a pesquisa foi a ‘Quantitativa por amostragem’. Para as entrevistas automatizadas, com a população residente no Estado do Paraná, foi utilizado o método ‘Unidade de Resposta Audível (URA)’. O questionário foi estruturado e padronizado com todas as perguntas sendo realizadas da mesma forma, sem viés de questionamentos. Para a disputa do Governo do Paraná, foram apresentados quatro cenários, sendo um com candidatos a governador e vice.

CENÁRIO 1 – Na primeira amostragem, os entrevistados foram questionados com a seguinte pergunta: “Em 2026 os paranaenses vão votar para governo do estado. Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria entre as opções?”. Sergio Moro lidera com 34,6%; seguido do deputado estadual Requião Filho (PDT) com 13,9%; do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) com 10,7%; do ex-prefeito de Curitiba e secretário de Estado Rafael Greca (PSD) com 9,2%; do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (Novo) com 6,2%; e do Ênio Verri (PT), diretor-geral da Itaipu, com 3,1%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 14% e ‘Branco ou Nulo’ 8,4%.

Cenário 1 da pesquisa entre Moro, Requião Filho, Curi, Greca, Paulo Martins e Ênio Verri

Cenário 1 da pesquisa entre Moro, Requião Filho, Curi, Greca, Paulo Martins e Ênio Verri |  Foto: Kayky de Jesus/aRede

  

CENÁRIO 2 – Já na segunda possibilidade, com a mesma pergunta, mas com nomes diferentes, o cenário se repete: Sergio Moro na liderança com 33,8% das intenções de voto; seguido do deputado estadual Requião Filho (PDT) com 14,3%; do ex-prefeito de Curitiba e secretário de Estado Rafael Greca (PSD) com 11,2%; do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (Novo) com 8,8%; do secretário de Estado Guto Silva (PSD) com 5,7%; e do Ênio Verri (PT), diretor-geral da Itaipu, com 4,8%. Os entrevistados que optaram pela opção ‘Não Sabe’ foram 11,5% e ‘Branco ou Nulo’ 9,9%.

Cenário 2 da pesquisa entre Moro, Requião Filho, Greca, Paulo Martins, Guto Silva e Ênio Verri

Cenário 2 da pesquisa entre Moro, Requião Filho, Greca, Paulo Martins, Guto Silva e Ênio Verri |  Foto: Kayky de Jesus/aRede

  

A pesquisa também apresentou quatro cenários para um possível segundo turno, na disputa pelo cargo de governador. Em todos os cenários, o senador Sergio Moro aparece na liderança.

CENÁRIO 1 – Na primeira amostragem, os entrevistados foram questionados com a seguinte pergunta: “Em um possível segundo turno, se as eleições para governador fossem hoje, em quem você votaria?”. Sergio Moro lidera com 46,5%, seguido do deputado estadual Alexandre Curi (PSD) com 22%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 13,5% e ‘Branco ou Nulo’ 18%.

Cenário 1 do segundo turno da pesquisa entre Moro e Curi

Cenário 1 do segundo turno da pesquisa entre Moro e Curi |  Foto: Kayky de Jesus/aRede

  

CENÁRIO 2 – Já na segunda possibilidade, com a mesma pergunta, mas com nomes diferentes, o cenário se repete: Sergio Moro na liderança com 46,9%, seguido do ex-prefeito de Curitiba e secretário de Estado Rafael Greca (PSD) com 25,1%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 15,2% e ‘Branco ou Nulo’ 12,8%.

Cenário 2 do segundo turno da pesquisa entre Moro e Greca

Cenário 2 do segundo turno da pesquisa entre Moro e Greca |  Foto: Kayky de Jesus/aRede

  

CENÁRIO 3 – A penúltima pesquisa com candidatos únicos, com a mesma pergunta, porém com nomes diferentes, o senador segue na frente em uma possível disputa pelo Palácio do Iguaçu: Sergio Moro lidera com 49,9%, seguido do deputado estadual Requião Filho (PDT) com 23,9%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 15,1% e ‘Branco ou Nulo’ 11,1%.

Cenário 3 do segundo turno da pesquisa entre Moro e Requião Filho

Cenário 3 do segundo turno da pesquisa entre Moro e Requião Filho |  Foto: Kayky de Jesus/aRede

  

CENÁRIO 4 – E na última pesquisa com a mesma pergunta, mas com nomes diferentes, Sergio Moro segue na liderança com 50,4%, seguido do secretário de Estado Guto Silva (PSD) com 16,3%. Os que responderam ‘Não Sabe’ são 16,6% e ‘Branco ou Nulo’ 16,6%.

Cenário 4 do segundo turno da pesquisa entre Moro e Guto Silva

Cenário 4 do segundo turno da pesquisa entre Moro e Guto Silva |  Foto: Kayky de Jesus/aRede

  

PÚBLICO – Entre o perfil dos 1008 entrevistados, 52,4% são do sexo feminino, enquanto 47,6% do masculino. Em relação à idade dos participantes, 26,4% representam o maior público, de 45 a 59 anos. Além disso, ao avaliar a escolaridade dos entrevistados, a maior taxa (43,0,%) é de pessoas com o Ensino Médio completo. Por fim, a Neokemp Pesquisas demonstra que 76,9% dos participantes estão trabalhando, e 35,6% do público tem renda familiar entre R$ 3 mil a R$ 7,6 mil.

REFERÊNCIA – Com atuação desde 2010, a Neokemp Pesquisas se firmou como destaque nacional no segmento de pesquisas para uso interno. Apenas nos últimos três ciclos eleitorais, a empresa realizou quase mil pesquisas, demonstrando experiência e credibilidade. Em 2024, foram 449 amostragens e mais de 178 mil entrevistas válidas, reforçando o compromisso com dados precisos e relevantes para apoiar decisões estratégicas de seus clientes por todo o Brasil.


Compartilhe:

Veja também: